Conheça 4 alimentos que “roubam” o ferro do seu corpo

Alguns alimentos, especialmente aqueles ricos em cálcio e cafeína, atrapalham a absorção de ferro pelo organismo.

Comer bem e de forma saudável é fundamental para que o corpo funcione do jeito ideal. Nesse sentido, é sempre importante dar preferência aos alimentos naturais, integrais e que, de preferência, sejam orgânicos.

continua depois da publicidade

O que nem todo mundo sabe quando o assunto é alimentação, no entanto, é que alguns itens podem prejudicar a absorção dos nutrientes pelo corpo, por isso é preciso tentar evitar algumas combinações. A seguir, veja quais são os alimentos que “roubam” o ferro do seu organismo:

Leite

Como o leite é rico em cálcio, tem o poder de comprometer a absorção do ferro em seu organismo. O ideal é, portanto, evitar esse ingrediente na hora do almoço e do jantar, que é quando geralmente consumimos carnes, feijão, folhas verdes e outros produtos ricos em ferro.

continua depois da publicidade

Consuma leite e seus derivados com pelo menos uma hora de intervalo entre as refeições principais.

Queijo

Além de ser um derivado do leite e, por isso, também conter altos níveis de cálcio, o queijo é também um produto bastante gorduroso. Quando temos muita gordura no corpo, a absorção do ferro também fica comprometida.

O ideal é consumir queijos mais magros, como o minas e o cottage, e sempre com intervalos de uma hora entre as refeições com mais quantidade de ferro.

continua depois da publicidade

Café

Sim, aquele cafezinho depois do almoço pode prejudicar a sua absorção de ferro também. O motivo para isso está na presença da cafeína, que atrapalha a retenção de outros nutrientes importantes, como a vitamina C.

O segredo é sempre consumir café com moderação e evitar a ingestão logo após o almoço.

Iogurte

O iogurte é outro derivado do leite que é rico em cálcio, por isso tem a capacidade de “roubar” o ferro do seu organismo. Prefira o consumo no café da manhã ou como lanchinho da tarde, sempre com algumas horas de intervalo entre o almoço e o jantar.

continua depois da publicidade

Para ter suas necessidades nutricionais avaliadas e, a partir daí, uma dieta elaborada individualmente, marque uma consulta com um profissional da área de nutrição.