Todo mundo tem vontade de soltar gases ao longo do dia. Da mesma forma, todo mundo sabe que fazer isso em frente a outras pessoas é considerado falta de educação. O problema é que segurar gases é algo que faz mal à saúde. Você sabe por quê?
Primeiro, é preciso entender que o processo de digestão de alimentos resulta na formação de gases. Além disso, ao comer ou tomar alguma coisa, é comum que as pessoas acabem engolindo um pouco de ar, o que também ajuda a produzir gases estomacais e intestinais.
Dependendo das condições de saúde e da alimentação de cada pessoa, essa produção pode ser maior ou menor, mas a verdade é que não existe um indivíduo que passe o dia sem sentir aquela vontade incômoda de soltar pum.
Segurar os gases, ainda que seja um ato de educação, pode trazer consequências negativas, como:
- Distensão abdominal: quando você prende os gases, é normal que a parte inferior do abdome fique mais inchada;
- Dor na barriga: segurar aquele pum inconveniente pode causar cólicas intensas, provocadas pelo esforço que o intestino faz para, quase que literalmente, segurar esse rojão;
- Azia: deixar de soltar os gases que incomodam você pode até mesmo provocar azia, que geralmente vem acompanhada de outros desconfortos estomacais;
- Indigestão: o acúmulo de gases dificulta a digestão dos alimentos, provocando desconfortos intestinais, aumento dos barulhos da barriga e, dependendo da situação, mal estar;
- Rompimento da parede intestinal: em casos mais graves, o cólon pode romper, quase como se fosse um balão quando é inflado demais. Isso é muito raro e, quando acontece, costuma afetar pessoas que já têm problemas intestinais sérios, como câncer ou obstrução.
Se você sofre com uma produção grande de gases, não hesite em buscar ajuda médica e de um profissional de nutrição, pois alguns ajustes alimentares podem melhorar bastante a situação.
Sempre que precisar se livrar dos seus incômodos puns, vá ao banheiro.
O fato de que não devemos segurar os gases não quer dizer que você pode soltá-los a qualquer momento, hein?