Não é preciso ser um grande apreciador da música pop para saber quem foi Michael Jackson e como seu legado impactou artistas e a música em todo o mundo. Morto em 25 de junho de 2009, o Rei do Pop ainda influencia artistas da nova geração que se inspiram em suas batidas ou em seus passos de dança para construir novas identidades.
A seguir, conheça alguns fatos interessantes sobre Michael Jackson:
Premiado
O cantor foi premiado diversas vezes ao longo de sua carreira e também depois de sua morte. O recorde, no entanto, foi no ano de 1983, quando o álbum Thriller foi lançado e o sucesso “Beat It” explodiu em todo o mundo — naquele ano, Michael levou 7 Grammys para casa.
Primeiro clipe de cantor negro na MTV
O mesmo ano de 1983 também marcou a carreira do cantor pelo fato de o clipe “Billie Jean” ser exibido na MTV, em seu primeiro ano na televisão. O vídeo foi o primeiro clipe de um cantor negro exibido na emissora, o que abriu as portas para mais e mais artistas.
Maior repercussão da história
A música “Black or White”, grande single do álbum “Dangerous”, foi lançada e transmitida simultaneamente para 27 países. A divulgação teve o impressionante alcance de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, apenas na estreia.
Péssima relação com o pai
Michael Jackson foi lançado como cantor quando ainda era criança, ao lado dos irmãos, com o grupo Jackson 5. O que nem todo mundo sabe é que o pai das crianças, que era também o agente do grupo, os agredia fisicamente caso houvesse algum erro de coreografia durante os ensaios.
Michael Jackson ficava tão nervoso perto do pai que, em muitas situações, chegava a vomitar quando ele aparecia.
Relacionamentos amorosos
Michael Jackson foi casado duas vezes. No primeiro matrimônio, trocou alianças com Lisa Presley, filha de Elvis Presley. Depois, casou-se com Debbie Rowe, com quem teve os filhos Michael Joseph Jackson e Paris Jackson. O cantor também se envolveu amorosamente com a atriz Brooke Shields, que ficou famosa por estrelar o filme “A Lagoa Azul”.
Acidente de trabalho
A carreira do cantor foi marcada por alguns eventos trágicos, como quando teve queimaduras graves no couro cabeludo enquanto gravava uma propaganda para a Pepsi. A empresa o indenizou em US$ 1 milhão, valor que foi revertido para a fundação Michael Jackson Burn Center, que atende crianças que foram vítimas de queimaduras.
Rei do Pop
A alcunha de “Rei do Pop” foi dada pela atriz Elizabeth Taylor, que era a melhor amiga do cantor, durante um evento do American Music Awards.
E aí, você já sabia sobre esses fatos a respeito de Michael Jackson? Qual é a sua música favorita do cantor?