Determinação é uma qualidade que pode ser desenvolvida; veja dicas

Mudar a forma como nos comportamos não é fácil, mas às vezes é preciso reajustar alguns hábitos para alcançar objetivos.

A vida adulta é repleta de desafios e responsabilidades. Não é difícil encontrarmos pessoas insatisfeitas com a forma como trabalham ou estudam, especialmente em relação a alguns aspectos como determinação. Você já parou para pensar no que significa ser uma pessoa determinada? Sabia que essa é uma qualidade que pode ser desenvolvida?

continua depois da publicidade

Para ter mais determinação em sua vida, tente seguir as dicas que listamos abaixo:

Mude a sua forma de ver as coisas

Tentar enxergar além do básico é fundamental para que você consiga olhar seus objetivos de outra maneira. Busque olhar o caminho todo, e não apenas os primeiros passos, pois isso evita que você desista quando surgirem algumas dificuldades.

continua depois da publicidade

Acredite em você

Uma das dicas é ter autoconfiança é fundamental para alcançar seus objetivos. Todos os dias, faça o exercício mental de reconhecer seus pontos positivos, olhar para os obstáculos que já foram superados e ouvir o que as pessoas que querem o seu bem têm a dizer a seu respeito.

Para ter determinação, é preciso acreditar em si mesmo.

Organize-se

Organização é a palavra-chave em diversos aspectos da sua vida. Desde a sua casa até seus compromissos e rotinas de estudos e autocuidado: é importante organizar suas atividades. Use agendas, crie listas, faça planilhas, programe despertadores, grude post-its nas paredes: tudo isso ajuda você a se organizar melhor e a ser uma pessoa mais determinada.

continua depois da publicidade

Ouça quem tem mais experiência

Sabe aquela pessoa que chegou aonde você quer chegar? Veja o que ela tem a dizer a respeito dos processos que enfrentou, dos fracassos, das batalhas e das alegrias da conquista. Inspire-se em pessoas de verdade.

Aceite os riscos

Todo trajeto apresenta riscos. Analisar o que pode dar errado é fundamental para que você não seja pego de surpresa e acabe perdendo a motivação para continuar.

É claro que existem situações que nos tiram do prumo, como casos de doenças na família ou alguma grande perda.

continua depois da publicidade

Sempre que possível, busque a orientação de um profissional da área de Psicologia, pois isso pode mudar a sua vida também e dar as forças necessárias para que você seja uma pessoa determinada.