Já pensou ficar de fora do processo democrático de escolha dos seus representantes políticos? Melhor nem pensar, né? Para participar deste momento é preciso regularizar seu título de eleitor. E caso você tenha mudado de cidade, estado ou país, vamos te explicar passo a passo como transferir seu título neste ano.
Você deve solicitar a transferência do título até o dia 4 de maio, para conseguir votar nas Eleições 2022, que acontecerão no dia 2 de outubro.
O procedimento é gratuito, rápido e pode ser feio pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A transferência de domicílio eleitoral pode ser requerida pelo eleitor que se mudou há pelo menos três meses e não tenha transferido, ou tirado a primeira via do título, nos últimos 12 meses. Esses critérios não valem para os servidores públicos civis, militares e autárquicos.
Caso cumpra os requisitos, siga os passos:
1. Como está a situação do seu título?
Antes de fazer a transferência é bom verificar se seu título de eleitor está regularizado. Para isso, entre no portal do Tribunal Superior Eleitoral. No canto direito, você encontrará o ícone: Situação eleitoral. Assim, com o número do CPF ou do título de eleitor, você conseguirá consultar seu cadastro.
2. Bora regularizar?
Caso precise regularizar seu documento, ainda na página inicial, do lado direito, clique em “Título de eleitor”. E depois na opção: Como regularizar seu título. Dessa forma, o sistema vai te guiar para normalizar o registro.
3. Bora transferir?
Se seu título está em dia e você deseja transferi-lo, basta clicar no “Autoatendimento do eleitor”, destacado por uma tarja amarela na página principal do TSE.
Em seguida, selecione o “Atendimento ao Eleitor”. Logo, a sétima opção a aparecer é: Atualize seu Endereço. Clique.
4. Finalize
Para finalizar o processo, será necessário informar seu título eleitoral, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e do pai.
Além disso, para realizar a transferência do título, é exigido comprovante de residência atualizado e um documento de identificação oficial com foto.
Pronto. Agora é só esperar o dia das Eleições Gerais, em 2 de outubro de 2022 (domingo), e exercer seu direito como cidadão brasileiro.