“Leonina, né? Sabia! Só podia ser”. Você já deve ter escutado algo parecido em algum momento de sua vida. Mas, afinal, de onde vem todo esse papo de zodíaco? Os signos estão contidos no mapa astral, que corresponde a “fotografia” tirada do céu no exato momento do seu nascimento. Por isso é único, como uma digital, cada um tem o seu.
O mapa registra a posição de cada planeta e do signo do zodíaco na ocasião. O zodíaco, por sua vez, é uma faixa imaginária no céu que inclui entre outros planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, além do Sol e Lua.
No geral, o posicionamento mais conhecido é o do Sol, e quando alguém fala que é do signo de Câncer, por exemplo, está dizendo que a linha do Sol estava passando pela constelação de Câncer no momento do seu nascimento.
Entretanto, o Sol é apenas a ponto do iceberg. O mapa astral completo mostra a posição de todos os planetas, ascendentes, da Lua, etc.
Para que serve o mapa astral
Tá, mas para que serve tudo isso? Muitos são os motivos que levam as pessoas a pesquisarem o mapa astral, como:
- Estímulo ao autoconhecimento: as informações do mapa podem mostrar alguns traços de personalidade, dificuldades e facilidades na vida;
- Ajuda na vida profissional: existe a astrologia vocacional, por meio da qual é possível identificar carreiras mais indicadas para cada pessoa com a ajuda dos astros;
- Romance: Vênus representa o amor e está descrito no seu mapa, assim, é possível identificar características e tendências de um parceiro ideal.
Como ler o mapa astral
Esse recurso pode te auxiliar em diversos campos da vida, então vamos te auxiliar a ler o mapa astral.
Primeiramente, é necessário fazer o mapa astral. Para isso, existem diversos sites online gratuitos (veja um exemplo aqui), assim como profissionais especializados.
Após estabelecer seu mapa, você receberá uma enxurrada de informações. Termos como planetas, signos, casas e a interação entre eles serão comuns. Normalmente, todos os sites que geram o mapa possuem a explicação de cada um deles.
Mas, para não o deixar na mão, já adiantamos: na astrologia, planetas correspondem à nossa mente, o que nos anima e dá força, porém cada astro cumpre um papel na nossa vida. O Sol, por exemplo, conta sobre nossa essência primordial, enquanto a Lua diz sobre a nossa essência interior, emoção e hábitos. Já Vênus é sobre como nos expressamos, e por aí vai.
E aí, se sentiu atraído a fazer seu mapa astral?