Trabalhadores que não sacaram o abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2019 têm uma nova data para solicitar o saque do benefício. Agora, eles devem fazer a solicitação a partir do 31 de março, após a finalização dos pagamentos referentes a 2020.
Segundo dados da pasta, mais de 320 mil trabalhadores deixaram de sacar o benefício do ano-base 2019. O montante esquecido gira em torno de R$ 208,5 milhões.
Para solicitar a liberação do pagamento, o trabalhador deverá ingressar com um recurso administrativo – de forma presencial – em uma das superintendências do Ministério do Trabalho no país. Os endereços das unidades de atendimento estão no site do governo.
Inicialmente, o Ministério do Trabalho e Previdência havia divulgado que a solicitação do saque PIS/Pasep referente a 2019 deveria ser feita no dia 8 de fevereiro, data do calendário vigente de pagamentos.
Agora, a data prevista é partir de 31 de março, quando o trabalhador deve comparecer a uma das superintendências do Ministério do Trabalho, munido de um documento oficial com foto, para solicitar a abertura de recurso administrativo para que o benefício seja reenviado para as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Os trabalhadores podem verificar se têm direito através do site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Essa última ferramenta também está disponível para ser acessada pelo celular (Android e iOS).
Saque do PIS/Pasep do ano-base 2020
O calendário de saque do PIS/Pasep do ano-base 2020 começou no dia 8 de fevereiro deste ano para trabalhadores da iniciativa privada e 15 de fevereiro para os trabalhadores que têm direito ao Pasep.
Neste ano, cerca de 22 milhões de brasileiros estão aptos a sacar mais de R$ 20 bilhões referentes ao abono salarial ano-base 2020.