O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados federal que auxilia o governo na escolha de quais famílias devem ser beneficiadas por alguns programas sociais. Entre eles estão o Auxílio Brasil, aposentadoria para pessoas de baixa renda e tarifa social de energia elétrica.
Mas não basta conseguir o benefício, é preciso também manter a base de dados atualizada, sob pena de suspensão no recebimento de alguns valores.
Quando é necessário atualizar o CadÚnico
- Em caso de mudança de endereço da família;
- Quando houver mudança do telefone do responsável cadastrado;
- Mudança nos rendimentos familiares mensais, seja para mais, ou para menos;
- Quando houver alteração no estado civil de qualquer membro da família;
- Alterações na quantidade de familiares. Aqui se enquadram tanto situações de nascimento e óbito, quanto pessoas que vão embora ou chegam para morar com a família.
Como fazer a atualização
- Através do site do Cadastro Único ou pelo aplicativo (que pode ser baixado para Android ou iOS).
Caso ainda não tenha uma conta de acesso, você pode conferir o passo a passo; - Para aquelas famílias sem acesso à internet, está disponível o telefone 0800 707 2003. O número direciona o usuário para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal (banco responsável por transferir os valores dos programas ligados ao CadÚnico);
- Se ainda assim não for possível atualizar os dados, dirija-se ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou município.
Caso você não saiba qual a situação do seu Cadastro Único, o melhor a fazer é realizar uma consulta para garantir que está tudo certo. Para facilitar, já publicamos por aqui um texto que explica certinho como fazer isso.