Rabanete é fonte de fibras; confira principais benefícios do alimento

Manter a saúde cardiovascular e controlar a pressão arterial são alguns de seus benefícios. Saiba mais.

Com um toque levemente picante, o rabanete é um alimento que realça o sabor de diversos pratos, sendo utilizado na culinária desde os tempos antigos, por povos gregos, romanos e chineses. Mas essa não é a sua única característica. O rabanete é conhecido também por ser altamente nutritivo.

continua depois da publicidade

Ele é rico em antioxidantes, responsáveis por beneficiar o sistema imunológico com o combate aos radicais livres; fibras, que auxiliam o sistema digestivo.

A planta também contém vitamina C, potássio e fósforo, que ajudam a controlar a pressão arterial e a manter a saúde do coração.

continua depois da publicidade

A seguir, confira a lista que preparamos com os principais benefícios do rabanete

1. Mantém a saúde cardiovascular

O rabanete possui antocianinas em sua composição, substância com ação antioxidante, que já foram associadas por evitar o surgimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, o alimento é responsável por reduzir homocisteína, substância que provoca o aumento do risco do desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

continua depois da publicidade

2. Ajuda o sistema respiratório

O rabanete pode auxiliar no alívio da congestão do sistema respiratório, reduzindo problemas como a irritação do nariz, pulmões e traqueia, em virtude de alergia, assim como resfriados e infecções.

O alimento também contribui para eliminar o excesso de muco e aliviar dores na garganta.

3. Favorece o funcionamento do intestino

O rabanete é fonte de fibras, por esse motivo, favorece os movimentos intestinais e a formação do bolo fecal, aliviando os sintomas da prisão de ventre.

continua depois da publicidade

O alimento também é responsável por estimular a produção da bile, fluido produzido no fígado que participa do processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes. O vegetal ainda protege o fígado e a vesícula biliar.

4. Controla a pressão arterial

O rabanete é fonte rica de potássio, mineral que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, contribuindo para diminuição da pressão arterial.

Ele ainda é fonte de nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no organismo e são responsáveis por dilatar os vasos sanguíneos, o que contribui para reduzir a pressão arterial e as chances se formar coágulos sanguíneos.

continua depois da publicidade

5. Faz bem para a pele

O rabanete possui um alto teor de água em sua composição, o que ajuda a manter a hidratação da pele. Além disso, suas vitaminas e minerais ajudam a manter a saúde da pele, a exemplo da vitamina C, associada à produção de colágeno, proteína presente em tecidos de sustentação da pele.