Se você tinha receio de oferecer frutas para o seu cãozinho, não precisa ter mais, pois os cachorros podem sim comer frutas, inclusive, esses alimentos são ótimas opções para substituir os petiscos artificiais – não tão saudáveis – ou para servirem com um lanche antes da refeição principal.
As frutas devem ser oferecidas aos cães na quantidade diária estipulada, para que não haja um consumo em excesso de calorias. Elas devem ser bem lavadas, cortadas em pedaços de acordo com o tamanho de seu pet, e ter suas cascas e sementes e retiradas.
Mas, atenção. Nem todas as frutas podem ser consumidas pelos cães, pois algumas delas podem desenvolver ou piorar a diabetes, enquanto outras podem ser tóxicas, como é o caso da uva, que não pode ser ingerida em hipótese alguma.
A seguir, confira algumas das frutas que os cachorros podem comer. Lembrando que antes de introduzir esse alimento na dieta do seu cãozinho, é importante procurar a orientação de um médico veterinário.
1. Melão
O melão é composto predominantemente por água, sendo uma excelente fruta para os cachorros. O alimento é fonte rica de vitaminas A e complexo B, além do mineral potássio.
2. Caju
Outra fruta que pode ser oferecida aos cachorros é o caju. Ela é rica em vitamina E, que tem função antioxidante; vitamina K, ajuda na metabolização de proteínas; e vitamina B6, que ajuda a manter o bom funcionamento do sistema nervoso.
As castanhas de caju também podem ser consumidas pelos cães, sendo uma boa opção de petisco. Para tanto, elas devem assadas, não serem temperadas com sal e devem ser oferecidas em pequenas quantidades, uma vez que são ricas em gordura, o que pode contribuir para a obesidade.
3. Banana
A banana é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. No entanto, ela deve ser oferecida com moderação, já que ela é rica em frutose e calorias, podendo causar obesidade e diabetes.
4. Laranja
Outra fruta que os cachorros podem comer é a laranja. Mas, ela deve ser consumida pelo cão com moderação, devido a sua acidez. Ao oferece ao pet, é importante retirar as sementes e a casca da fruta, inclusive a “pele branca”, que não é indicada para os cachorros.
5. Melancia
A melancia também pode ser oferecida aos cachorros. Como é rica em água, ela é ótima opção para refrescar os cães nos dias mais quentes e para prevenir problemas no sistema renal. Deve ser consumida ser casca e sementes.
6. Abacaxi
Os cachorros podem comer abacaxi, mas com moderação. Apesar de ter um sabor adocicado, ele é levemente ácido, o que pode causar lesões no sistema gastrointestinal do cão. Mas, vale lembrar, que a fruta é rica em vitaminas A e do complexo B e ainda em minerais como cálcio, potássio e fósforo.
7. Maçã
A maçã é uma das frutas preferidas dos cachorros, devido ao seu sabor adocicado e a sua textura mais firme. Ela é fonte de vitaminas A, B, C e E, além de possuir fibras em sua composição, principalmente na casca.
Antes de oferecer a maça ao pet, deve-se retirar suas sementes, pois essas podem causar obstrução gastrointestinal, além de intoxicação, uma vez que liberam uma substância derivada do cianeto.
8. Pera
A pera é outra fruta que os cachorros podem comer, principalmente os filhotes. Ela é fonte rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais. A sua casca é rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino do cão.
Assim como a maçã, antes de oferecer a fruta ao pet, deve-se retirar as sementes, porque ela também possui uma substância derivada do cianeto.
9. Morango
Os cachorros também podem comer morango. A fruta é rica em fibra, vitamina K, vitaminas do complexo B e ainda em minerais, como o magnésio e potássio.
10. Coco
O coco é uma excelente opção para os cachorros. Tanto a polpa quanto a água oferecem ao cão minerais e vitaminas, principalmente a vitamina E, que atua como um antioxidante natural, ativador do sistema imunológico.
11. Mamão
O mamão é rico em vitamina A, fibras, além de cálcio e potássio. Ele deve ser oferecido aos cachorros em pequenas quantidades por possuir papaína, substância que tem efeito levemente laxativo.