Mesmo quem está satisfeito com a velocidade do celular ou notebook, não ficaria triste se conseguisse melhorar um pouco, não é mesmo? Então confira abaixo algumas ideias simples para aumentar a qualidade da sua conexão de internet.
1. Utilize a banda adequada do roteador
Muitos roteadores oferecem a opção de redes com 2,4 GHz e 5GHz. A primeira é compatível com uma maior variedade de aparelhos e atinge distâncias maiores. Já a segunda tem uma velocidade maior e sofre menos interferência de aparelhos eletrônicos.
Normalmente, quando você abrir as redes disponíveis, haverá duas redes com o nome escolhido pelo cliente, uma identificada como 2G e outra como 5G, então basta escolher a mais adequada para sua necessidade.
2. Utilize um repetidor de sinal
Em pontos mais distantes do roteador, essa pode ser uma boa opção. Inclusive existem diversos modelos, com preços variados, que podem melhorar muito a velocidade em regiões da casa que sempre têm problemas com a velocidade.
3. Mude o roteador de lugar
O funcionamento da Wi-Fi é parecido com o de uma antena, por isso, se o aparelho que cria o sinal estiver num local com menor número de barreiras, o sinal vai conseguir se espalhar melhor.
Também pode ser útil deixar o roteador no local do imóvel que é mais utilizado, assim fica mais fácil garantir uma velocidade maior justamente no espaço no qual ela é mais necessária.
4. Compre um novo roteador
Caso haja muitos problemas e uma velocidade claramente incompatível com aquela alcançada pela conexão via cabo, a melhor saída pode ser comprar um roteador novo.
Quando realizar a compra, escolha aqueles com antenas externas e transmissão dual-band, justamente para possuir as frequências 2.4 GHz e 5 GHz.
Caso nenhuma dessas opções funcione, é melhor procurar um técnico que avalie a situação específica de sua residência ou empresa, porque assim haverá a possibilidade de descobrir uma solução ideal e personalizada.