É impossível ver um maltês e não querer bancar a Felícia e abraçar o bichinho pelo resto da vida. Se você também gosta dessa raça simpática, charmosa e peralta, vai adorar descobrir algumas curiosidades a respeito desse tipo de cachorro.
Uma das raças mais antigas de todo o planeta, o maltês é um companheirinho divertido, que adora colo e se dá muito bem em competições. De porte pequeno, costuma pesar pouco mais de três quilos quando adulto e vive por 15 anos, em média.
Para conhecer melhor esse cachorro fofo, confira as curiosidades sobre ele a seguir:
Amado pelos egípcios
Foi encontrada uma estátua em homenagem à raça na cidade egípcia de Fayum. O achado alimenta a ideia de que o Maltês foi um dos animais que, assim como o gato, era adorado pelos antigos egípcios. Legal, né?
Originário de Malta
Essa bela raça surgiu na Europa Mediterrânea, mais especificamente em Malta. O cão é tão popular por lá que foi eternizado pelo poeta Marcos Valério Marcial (40 a 105 a.C.), que fez um epigrama em homenagem à cachorra do governador Publius, Issa:
Issa é mais brincalhona que o pardal de Catulo.
Issa é mais pura que um beijo de uma pomba.
Issa é mais delicada que uma donzela.
Issa é mais preciosa que joias indianas…
Dono de vários nomes
Embora seja comumente chamado de maltês, esse cachorrinho fofo atende também pelos nomes de “cão leão maltês”, “maltès terrier”, “bichon” e “spaniel gentil”.
Cachorrinho artístico
O maltês é comumente representado em obras de arte. Só para você ter ideia, os cães dessa raça já foram registrados por pintores como Francisco Goya e Sir Joshua Reynolds.
São supersaudáveis
Os cães dessa raça são bastante saudáveis, mas é preciso cuidar da alimentação dos pequenos e garantir que eles se movimentem bastante, pois são cachorros propensos a desenvolver obesidade.
Viu só como é sempre interessante conhecer mais a respeito das características de cada raça de cachorro? Se quiser um maltês para chamar de seu, converse com um médico veterinário para saber se você e sua família poderão atender a todas as necessidades dele.