Os olhos dos gatos possuem uma estrutura bastante semelhante à dos olhos humanos. Mas, apesar de algumas semelhanças, a visão dos gatos apresenta diferenças cruciais.
A primeira delas está relacionada ao fato de que a pupila dos felinos não é redonda como a dos humanos, na verdade, ela tem um formato de fenda. Esse formato evitar a entrada do excesso de luz, que incomoda os bichanos.
Outra diferença está no campo visual dos gatos, que é maior que o do ser humano. Enquanto o campo de visual dos felinos é de 200 graus, permitindo a esses animais perceberem o que se passa ao redor deles, o dos humanos é de 180 graus.
Mas uma diferença que se destaca e é bastante intrigante é o fato de os gatos enxergarem muito bem no escuro, enquanto, nós, humanos, temos dificuldades. Para se ter uma ideia, o os felinos enxergam no escuro cerca de 6 a 8 vezes melhor do que os humanos.
Essa característica então acaba permitindo que esses animais se locomovam de maneira impressionante no escuro, indo de um lugar a outro com facilidade e pulando de um lugar para o outro com bastante precisão.
O fato de os gatos terem essa facilidade de enxergarem no escuro se deve a presença de diversos bastonetes na visão, que é uma espécie da célula retina, responsável pela detecção da intensidade de luz.
Além disso, da mesma forma que as pupilas dos bichanos se fecham durante o dia, elas também se abrem mais do que as dos seres humanos no escuro, o que permite uma maior entrada de luz.
Vale notar, no entanto, que essa capacidade visual dos gatos não significa que eles enxergam na escuridão completa, mas, sim, que são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca.