Quando um usuário recebe arquivos de mídia em conversas no WhatsApp, sejam eles vídeos ou fotos, eles são salvos automaticamente na galeria do aparelho desse usuário. Isso é feito, por padrão, pelo próprio mensageiro.
Mas é possível desativar de forma geral o download automático de mídias ou decidir para quem esse download será ativo ou não, evitando, assim, o acúmulo de dados desnecessários na memória.
A seguir, confira como não salvar mídia na galeria do seu aparelho (Android e iOS) de forma geral ou como escolher para quem o download automático de mídias será ativado ou não.
Como não salvar mídia na galeria do seu aparelho
iOS
- Abra o WhatsApp em seu aparelho iOS;
- Toque em “Ajustes” e, em seguida, em “Conversas”;
- Por último, desative a opção “Salvar no rolo da câmera”.
Android
- Abra o WhatsApp em seu Android;
- Toque em “Mais opções”, localizado no menu de três pontos;
- Toque em “Configurações” e, em seguida, em “Conversas”;
- Como último passo, desative a opção “Visibilidade de mídia”.
Como não salvar mídia de uma conversa específica do WhatsApp
Para o usuário que não quer deixar de salvar os arquivos de mídia de forma automática para todas as conversas, pode escolher grupos ou conversas individuais para quem deseja salvar esses arquivos. Veja abaixo como fazer isso:
iOS
- Abra o WhatsApp em seu aparelho iOS;
- Como próximo passo, abra a conversa individual ou de grupo;
- Com a conversa aberta, toque no nome do contato ou grupo;
- Após isso, clique na opção “Salvar no rolo da câmera”;
- Por fim, toque em “Nunca”.
Vale notar que essa configuração também é útil para ativar o salvamento automático de mídias recebidas somente por um contato específico, enquanto as outras conversas e grupos permanecem com download automático desativado.
Caso seja essa sua intenção, escolhe a opção “Sempre”, para salvar automaticamente arquivos de mídia enviados somente por meio de uma conversa em especial.
Android
- Abra o WhatsApp em seu Android;
- Após isso, abra uma conversa individual ou em grupo;
- Toque em “Mais opções”, localizado no menu de três pontos;
- Depois, clique no nome do contato ou do grupo;
- Agora, clique em “Visibilidade de mídia;
- Em seguida, toque em “Não”;
- Como último passo, toque em “OK” para confirmar.