O buldogue francês é conhecido por ser uma raça de cão amorosa e muito leal. Com uma cabeça grande, focinho curto e orelhas que lembram um morcego, o cãozinho é também muito animado e divertido. Ele é um parente distante do buldogue inglês, compartilhando, inclusive, algumas características, porém, são raças de cães distintas.
A seguir, confira a lista que preparamos com cinco curiosidades sobre o buldogue francês.
1. Origem inglesa
Apesar do nome, o buldogue francês não surgiu na França e, sim, na Inglaterra, no século 19. Acontece que, com o cenário da Revolução Industrial, muitos artesãos que eram criadores de buldogues foram para o país francês em busca de trabalho. Com isso, o doguinho rapidamente se tornou popular na França, assumindo uma “nacionalidade” francesa.
2. É dependente
O buldogue francês é muito companheiro. Por isso, eles necessitam de atenção e cuidado, sendo, portanto, muito dependentes. Então é importante o tutor desse cãozinho procure interagir e brincar com ele sempre que puder.
Caso você passe muitas horas fora de casa, esse pet talvez não seja a opção ideal. Quando o buldogue francês não recebe a atenção necessária, ele acaba desenvolvendo transtornos de ansiedade, deixando-os agitados.
3. Ele nasce a partir de inseminação artificial
Em decorrência de seu tamanho, problemas respiratórios e na coluna, o buldogue francês pode ficar exausto e superaquecido na hora do acasalamento. Por isso, a maioria desses cãezinhos é gerada através de inseminação artificial.
Além disso, as fêmeas dão à luz somente por cesarianas, para evitar o estresse e complicações durante o parto. Por esses motivos, os filhotes da raça são normalmente mais caros. Caso você encontre um filhote de buldogue francês sendo vendido por um preço muito baixo, desconfie, pois é sinal de que há algo errado.
4. O buldogue francês não pode nadar
O buldogue francês apresenta limitações respiratórias e tem baixa estrutura, por isso, esse cãozinho não sabe e nem consegue nadar. Assim, os tutores que têm piscina em casa devem redobrar a atenção e o cuidado, para evitar acidentes com o pet.
E, por não saber e não conseguir nadar, os passeios em praias e em clubes não são indicados para o buldogue francês.
5. Cuidado com o peso e a atividade física
Os cães da raça buldogue francês são portadores de síndrome braquicefálica, tendo, por esse motivo, algumas limitações na hora de se exercitarem, podendo até superaquecer. Em decorrência dessa síndrome, eles não devem fazer atividades físicas muito pesadas ou fazer longas caminhadas.
Além disso, os buldogues franceses podem desenvolver obesidade, sendo ideal para esses pets uma alimentação adequada e realização de passeios leves e diários. Vale notar que o peso desses cães não deve passar dos 12 kg.