As orquídeas são flores que chamam a atenção pela sua beleza, delicadeza e charme, sendo ótimas opções para decorar ambientes. Não bastasse todos esses adjetivos, a planta não necessita de muita manutenção, bastando apenas adotar os cuidados certos para garantir que ela viva por um longo tempo.
A seguir, confira a lista com cinco dicas valiosas que preparamos para você cuidar das suas orquídeas, garantindo a saúde da planta.
1. Recrie o ambiente natural da orquídea
Quando estão em seu ambiente natural, dentro da mata, as orquídeas são geralmente encontradas apoiadas em árvores, debaixo de folhas e galhos para não receberem muita luminosidade. Elas costumam crescer em locais mais úmidos e retiram a água que necessitam da umidade do ar.
Por esses motivos, prefira colocar a sua orquídea em local arejado, úmido, mas sem muita luminosidade, criando, dessa forma, um ambiente propício para que a ela saudável.
2. Dê preferência aos vasos de barro ao invés dos de plástico
As orquídeas adoram a umidade, mas nada com muito exagero. Inclusive, a grande quantidade de água é uma das causas mais frequentes pela morte da planta. Por conta disso, o vaso de barro é mais propício para o seu plantio, já que o material absorve melhor a água.
O que não ocorre com o vaso de plástico. Ao colocar a planta nesse vaso, a água tende a ficar acumulada, podendo causar a morte da orquídea.
3. Tenha cuidado na hora de regar a orquídea
As orquídeas gostam da umidade, mas, apesar disso, é preciso ter cuidado na hora de regar a planta. No verão, de duas a três vezes por semana é o suficiente, já no inverno, a rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana.
Nos dias mais quentes, uma dica é jogar água no chão e deixar que o vapor umedeça o ar, para garantir a quantidade necessária de água para a planta.
Outra dica, dessa vez para saber se a flor está precisando de mais água, é verificar com o dedo indicador se a terra dentro do vaso da orquídea está seca. Em caso positivo, será preciso regá-la.
4. Cuidado com a exposição ao Sol
Como já dito, a orquídea não gosta de muita luminosidade. Por esse motivo, prefira colocar o vaso da planta em um local onde não tenha tanta exposição ao Sol, como longe de janelas e portas, por exemplo.
Caso não haja um local sem muita luminosidade, o ideal então é vedar a iluminação ao máximo, fazendo uma sombra com algum objeto, como por exemplo, com uma cortina.
Uma dica para saber se a sua orquídea está recebendo muita luz do Sol, é verificar as suas folhas. Caso elas estejam amareladas, é porque a flor está muito exposta ao Sol.
5. Mantenha os materiais para o manuseio da orquídea sempre limpos
Para evitar que a sua orquídea fique doente, é essencial esterilizar as tesouras ou facas usadas para os cortes de folhas e pequenos galhos. Para isso, depois de lavar o material, basta enxaguá-lo em água fervente. Outra dica é colocar um pouco de canela em pó nas folhas e caule cortados para ajudar na cicatrização da flor.
Pronto. Adotando essas cinco dicas valiosas, você conseguirá manter a sua orquídea saudável e bonita por um longo tempo.