Não gostar de gatos deveria ser considerado pecado, não é mesmo? Brincadeiras à parte, o fato é que os felinos são criaturas muito bem domesticadas e que amansam os corações de seus tutores mesmo quando agem de forma brusca, com pulos e arranhões.
Apesar da ideia frequente de que gatos são animais frios e que não demonstram afeto, isso não é verdade. Os bichanos têm, sim, meios de mostrar o quanto estimam seus tutores. A seguir, veja como esses animais fofos de quatro patas podem dizer que amam você:
1. O presente é um sinal de amor verdadeiro
É verdade, sim, que os gatos dão suas presas para os tutores como demonstração de amor. Instintivamente, as gatas fêmeas levam bichinhos mortos para seus filhotes se alimentarem, mas, quando não há bebês por perto, esses animais podem presentear seus tutores com as presas que conseguiram matar. É nojento, mas é amor.
2. Ronronar = te amo
Quando você está com seu gato no colo ou por perto e ele começa a ronronar mais do que o normal, pode saber: na verdade, seu bichano está dizendo que gosta de você e da sua companhia.
3. O gato deixa você fazer carinho na barriga dele?
Se o bichano não dá um “chega pra lá” quando você tenta acariciar a sua barriga, fique feliz, pois essa é outra demonstração de afeto típica dos gatos.
4. Seu gato dorme em cima das suas roupas sujas?
Seu gatinho gosta de dormir sobre aquela blusa que você tirou e deixou em cima da cama?
Isso acontece porque o gato sabe, em primeiro lugar, que o tutor deixou a roupa em um lugar seguro. Além disso, o bichano gosta de sentir a mistura do próprio cheiro com o cheiro de seu humano de estimação.
5. Se o gato segue o dono por todas as partes é porque o ama
É muito comum que, quando o tutor chega em casa após um dia de trabalho, o gatinho vire sua sombra e o siga por todos os cantos. Adivinha só? Essa é mais uma forma que o felino encontrou para dizer que gosta de você.
E aí, seu gato tem quantos desses comportamentos? Ele te ama mesmo ou está contigo só por interesse?