Você já deve ter se cansado de ouvir que uma alimentação saudável precisa ter ingredientes naturais, como é o caso dos grãos e cereais. Dentro dessa categoria está a aveia, um cereal rico em fibras e que faz bem ao corpo em diversos aspectos, desde promover o bom funcionamento intestinal até facilitar a vida de quem deseja perder peso.
A seguir, confira alguns benefícios do consumo da aveia:
1. Regula o intestino
Se você tem prisão de ventre, consumir produtos ricos em fibras é uma excelente solução. A aveia é um ingrediente bastante fibroso e que, por isso, facilita o trabalho do intestino e ajuda você a fazer o número dois com mais frequência e sem sofrimento.
Lembre-se de consumir bastante água para que as fibras desempenhem seu papel da forma adequada.
2. Faz bem para a pele
Não é à toa que existem cremes hidratantes e sabonetes à base de aveia. Esse cereal ajuda a aliviar a irritação e a coceira da pele graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Banhos de aveia são ótimos para bebês e crianças com a doença pé-mão-e-boca, por exemplo.
3. Colabora com o ganho de massa muscular
Se você quer ter mais massa magra, adicione a aveia em suas receitas. Esse cereal é rico em proteína também, o que é necessário para quem faz treinos musculares pesados.
Além disso, a aveia também é uma excelente fonte de energia, fundamental para o crescimento muscular.
4. Auxilia na perda de peso
Se o objetivo é emagrecer, invista em alimentos ricos em fibras, pois eles proporcionam a tão sonhada sensação de saciedade, ajudando você a comer menos e fazendo com que a fome demore para voltar. Mas não exagere, pois a aveia não é um ingrediente com poucas calorias.
5. Reduz os níveis de colesterol
Os méritos, mais uma vez, são das fibras. A do tipo beta glucana tem ação específica na diminuição do colesterol “ruim”, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. Por isso, podemos dizer que a aveia é um alimento poderoso quando se trata da prevenção de doenças cardíacas.
Lembramos que este texto tem caráter informativo e não substitui uma consulta médica. Para ter uma orientação alimentar específica e que vá ao encontro das suas necessidades, visite um profissional da área de nutrição.