Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto ter excesso de gases depois de uma refeição, não é mesmo? Se você se identifica com esse tipo de situação, talvez seja preciso fazer alguns ajustes em sua dieta e moderar o consumo de alimentos conhecidos por causar mais gases — veja, a seguir, que alimentos são esses:
Feijão
Não é novidade, mas o feijão e as outras leguminosas (lentilha, grão-de-bico e soja, por exemplo) são causadores de gases. O motivo disso está no fato de que esses alimentos têm alto teor de fibra e também de amidos resistentes que, quando fermentados no intestino, provocam gases.
Uma dica bacana é sempre deixar o feijão de molho por 12 horas antes do cozimento — esse processo diminui bastante a produção de gases intestinais.
Vegetais
Alguns vegetais são conhecidos por causar esse tipo de incômodo. Entre eles, estão a couve-flor, o repolho, a cebola, o alho e o brócolis.
Frutas
A frutose é outra aliada da produção de fases, e frutas como pera, pêssego, ameixa e maçã podem causar ainda mais gases devido às suas fibras solúveis.
Laticínios
Leite, requeijão, queijo e afins também causam gases graças à famosa lactose. É por isso que pessoas intolerantes a esse açúcar costumam ter dor de barriga e outros incômodos intestinais quando consomem laticínios.
Chiclete
Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas o que acontece é que, ao mascar chiclete, você acaba ingerindo ar pela boca e, claro, isso aumenta a produção de gases. Alguns tipos dessa goma de mascar têm açúcares específicos que fermentam no intestino e pioram os sintomas.
Bebidas gaseificadas
Refrigerantes, água com gás e cerveja são exemplos de bebidas que fazem você ter mais gases do que o normal.
Aveia e grãos integrais
Os grãos integrais têm altos níveis de fibras, amido e rafinose, uma combinação ideal para a fermentação no intestino.
Nada disso significa que você precisa cortar esses alimentos da sua dieta. Na verdade, o ideal mesmo é buscar ajuda profissional em casos de aumento de gases intestinais e fazer ajustes alimentares com o suporte de uma nutricionista.