Olimpíadas podem ser canceladas mesmo em 2021

Presidente do COI advertiu que se a pandemia não for controlada, Olimpíadas poderão ser canceladas.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou que as Olimpíadas de Tóquio podem ser cancelados em 2021 se a pandemia do novo coronavírus não for controlada. A fala ocorreu durante uma entrevista para a BBC News.

continua depois da publicidade

Anteriormente, os Jogos Olímpicos estava marcada para 24 de julho de 2020. Porém, para evitar colocar a vida de atletas, profissionais de imprensa e torcedores, o evento foi adiado. A nova data de abertura é o dia 23 de junho de 2021, ou seja, quase um ano depois do programado.

Bach aproveitou para afirmar que não há “plano B” para 2021. Se as Olimpíadas não ocorrerem na nova data, o evento será cancelado.

continua depois da publicidade

Brasil é exemplo negativo

Não foi só Thomas Bach que falou sobre o possível cancelamento da edição das Olimpíadas. O Vice-presidente do COI e presidente do Comitê Olímpico Australiano (AOC), John Coates também disse que há possibilidade dos Jogos Olímpicos não serem realizados.

Em entrevista ao jornal The Australian, Coates comentou que o mês de outubro de 2020 dará um bom panorama sobre o futuro e que o considera crítico para a realização do evento. O maior empecilho seria a proliferação do vírus e os problemas de saúde pública que a pandemia vem causando.

Em um dado momento, ele citou o Brasil e seu crescimento em número de casos. Depois comparou com a Austrália e afirmou que muitas nações não tiveram o mesmo controle que a sua.

continua depois da publicidade

Olimpíadas em Tóquio cancelada novamente?

Por incrível que pareça, caso em 2021 haja cancelamento das Olimpíadas, não seria a primeira vez que Tóquio perderia os Jogos. Em 1940, o evento estava marcado para ocorrer na capital japonesa. Porém, com a Segunda Guerra Mundial, os eventos globais esportivos foram cancelados. O Japão foi um dos derrotados no conflito e fazia parte do Eixo que ainda reuniu a Alemanha Nazista e a Itália Fascista.

Por outro lado, é preciso ressaltar que em 1964, Tóquio recebeu as Olimpíadas e tudo ocorreu dentro da normalidade. Naquela época, o evento serviu como uma grande propaganda para o país. O objetivo era demonstrar um novo Japão: democrático e moderno, depois da Segunda Guerra Mundial.