No decorrer dos séculos, diversas pinturas alcançaram reconhecimento mundial devido à exibição única de talento e estilo. A maioria dessas pinturas são peças de óleo sobre tela que resistiram ao tempo e causaram uma impressão duradoura naqueles que tiveram a oportunidade de apreciá-las.
Mas, muitas das pinturas famosas estão em constante ameaça de danos por roubo e envelhecimento. Por isso, museus e galerias têm a função e a responsabilidade de manter as obras-primas em segurança e restaurá-las à sua condição original para prolongar suas vidas e seu significado para as próximas gerações.
A seguir, confira 5 pinturas mais famosas do mundo e onde elas estão localizadas.
1. Mona Lisa
Leonardo da Vinci começou a pintar a esposa de Francesco del Giocondo – daí o motivo de a tela também ser conhecida como La Gioconda – em Florença, por volta de 1503. A obra foi finalizada anos depois, na França.
A ser vista de perto, a pintura mais famosa do mundo, surpreende os seus espectadores. Isso porque, é uma tela pequena, com 53 cm de largura e 77 cm de altura. Mesmo assim, ela é capaz de atrair 10 milhões de visitantes por ao ano ao Museu do Louvre, onde fica exposta.
2. Criação de Adão
Encomendado pelo Papa Júlio II em 1508, o afresco da Capela Sistina, em Roma, foi feito pelo mestre italiano do Renascimento, Michelangelo, e demorou dois anos para ficar pronto.
O teto da Capela Sistina apresenta uma série de passagens bíblicas importante. No entanto, o pedaço de maior destaque da obra é quando o homem e Deus quase se tocam, ou seja, a pintura intitulada Criação de Adão.
3. A Noite Estrelada
Após o surto que lhe fez cortar a orelha direita, o holandês Vincent Van Gogh passou uma temporada internado em uma instituição psiquiátrica francesa. E foi a vista da janela de seu quarto que o inspirou uma das obras mais famosas do mundo, que pode ser vista no MoMA, em Nova York.
4. As Meninas
A pintura é considerada o trabalho mais icônico do espanhol Diego Velázquez. A grande tela a óleo (3,18 m x 2,76 m) se localiza no Museu do Prado, em Madri, e já foi tema de inúmeras análises históricas e semióticas sobre a rotina da corte e a evolução da pintura.
5. O Nascimento de Vênus
Uma das principais atrações de Florença, na Itália, a pintura O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, foi feita por encomenda, como era comum no fim do século 15.
Estima-se que a obra foi finalizada em 1486. Apesar de não haver registros detalhados, acredita-se que a família Medici – origem do termo mecenas, que identifica grandes patrocinadores de arte – tenha feito o pedido. Isso porque há uma plantação de laranjas no quadro e a fruta era o emblema da família italiana. Para vê-la de perto, basta visitar a Galleria Uffizi.