Produzido pelas abelhas, o própolis é composto basicamente de resina, pólen, bálsamo vegetal, óleos essenciais e aromáticos. Serve para vedar as frestas da colmeia e protegê-la das intempéries e de ataques de outros insetos.
Os efeitos do consumo dessa substância em humanos são variados, então, para ficar mais simples, escolhemos quatro vantagens que todo mundo deveria saber.
1. Evita o envelhecimento precoce e ajuda na imunidade
Os radicais-livres são moléculas muito instáveis e reativas, podendo causar doenças degenerativas e envelhecimento precoce, além de morte celular. O própolis ajuda a diminuir sua concentração no organismo, colaborando assim para evitar diversas doenças (como Alzheimer e Parkinson) e até mesmo alguns tipos de câncer, além de melhorar o sistema imunológico como um todo.
2. Melhora a saúde bucal
Estudos indicam que o própolis, na forma de extrato etanólico, conjugado com enxaguantes bucais, ajuda a evitar inflamações e infecções nas gengivas. Além disso, também haveria prevenção de cáries, porque a existência de compostos fenólicos auxilia a manter a integridade do esmalte dentário.
3. Tratamento da acne
Cremes que possuem própolis, junto com óleo de melaleuca e aloe vera, vêm sendo indicados no tratamento de acne. Inclusive apresentam melhores resultados que alguns cremes antibióticos.
4. Ajuda na cicatrização
Quando temos um machucado na pele, rapidamente começam a prosperar bactérias, leveduras e fungos, o que prejudica a cicatrização e pode causar infecções. O própolis é capaz de impedir o crescimento dessas criaturinhas, facilitando o trabalho do seu corpo em fechar a ferida.
Mas cuidado. Não é para simplesmente comprar um frasco de própolis e tomar como quiser, ou colocar em todo e qualquer ferimento. É importante consultar um médico, dentista ou nutricionista, pois eles poderão indicar a dosagem, frequência e qual tipo de própolis é o mais adequado para seu uso.