As superfícies de vidro se espalharam pela decoração e construção civil por trazerem um ar de modernidade e amplitude nos espaços residenciais e comerciais. Mas sempre trazem dificuldades para sua manutenção, pois qualquer sujeirinha parece estar gritando e até o próprio pano às vezes dá a impressão de só trocar uma sujeira por outra.
Nem tudo está perdido, no entanto, já que com algumas dicas simples é possível deixar bem mais fácil a tarefa de cuidar dessas superfícies tão exigentes. Confira:
1. Utilizar detergente neutro
Dilua algumas gotas do produto num recipiente com água e passe no vidro com uma flanela macia. É necessário repetir o processo até que toda a sujeira seja retirada.
Essa dica funciona principalmente para aquelas áreas mais engorduradas da casa, localizadas ao lado do fogão e da churrasqueira, por exemplo.
2. Invista em equipamentos
Calma, não estamos falando de comprar uma máquina especial. Contudo, usar materiais simples e apropriados ajuda muito, então recomendamos adquirir o seguinte: pano de algodão para evitar fiapos (aqui vale até aquela camiseta velha), pano de microfibra e rodo dupla face.
3. Escolha o dia certo para o serviço
Evite dias ensolarados ou muito quentes para a limpeza, porque nessas situações os produtos de limpeza evaporam muito rápido e podem manchar o vidro.
4. Seque por partes e com calma
Ao utilizar muita água, ou tentar enxaguar a superfície toda, aumentam as chances de a água secar junto com os produtos de limpeza. Então o melhor é fazer a limpeza aos poucos, de cima para baixo, para ficar tudo uniforme.
Pronto! Comece a treinar a limpeza e prepare a câmera, para não perder a cena de uma visita tentando atravessar direto sua obra de arte da faxina.