Os mares e oceanos guardam diversos segredos e, igualmente, uma infinidade de seres que são gigantes. Sabemos que entre os maiores animais marinhos está a baleia-azul, que chega aos 30 metros de comprimento. As histórias antigas e cheias de mitologia falavam de grandes seres, monstros marinhos que habitam as profundezas do mar, mas a verdade é que entre mitos e verdades, muitos destes seres são capazes de assustar de verdade.
Vamos listar as 10 maiores criaturas marítimas registradas que se tem conhecimento. Vale ressaltar que existem muitas delas que até então são insuperáveis em tamanho. Esses seres marinhos foram catalogados ao longo dos anos e muitos explicam o motivo de nossos antepassados terem criado histórias de monstros marinhos. De baleias a águas-vivas, lulas-gigantes, tudo já foi encontrado nas águas dos mares.
Água-viva-juba-de-leão
Essa espécie de água-viva possui cerca de 36 metros de comprimento, isso se deve por conta de seus tentáculos que alcançam essa metragem e se assemelham com a juba de um leão, daí o nome que foi dado a elas.
Baleia-azul
A baleia-azul pode chegar aos 30 metros de comprimento e, por isso, é o maior mamífero existente. Ela chega às 150 toneladas e somente seu coração pode pesar 180 kg. A baleia-azul é um dos animais marinhos que estão na lista de extinção, isso se dá a grande quantidade de caça predatória, que ocorreu sobretudo nos anos 80.
Baleia-comum
A baleia-comum pode chegar aos 27 metros de comprimento e pesar cerca de 70 toneladas. O número destas baleias que também foram alvo de caça predatória é enorme, sobretudo no hemisfério sul. Hoje existem leis que protegem as baleias e tratados internacionais com o mesmo sentido de preservação.
Tubarão-baleia
O tubarão-baleia também é um dos gigantes dos mares, alcançando 18 metros de comprimento, se contado dentro da classificação dos peixes ele é considerado o maior. É um animal que não representa diretamente um risco aos humanos, alimentando-se mais de plâncton, peixes e lulas.
Baleia-cachalote
A baleia-cachalote é de menor porte se considerada com as demais, porém, chega aos 18 metros e pesa 45 toneladas. Uma curiosidade é que o cérebro desta baleia é o maior do mundo e o som que emitem embaixo d’água para se comunicarem, igualmente, o mais alto já registrado.
Peixe-regaleco
Por incrível que pareça esse peixe pode chegar aos 17 metros de comprimento e pesar até 270 quilos. Ele vive em águas profundas e raramente é avistado. São peixes gigantes que não representam perigo algum aos humanos, não é um peixe escamoso e se parece muito com um arenque.
Lula-colossal
Alguns contos antigos falam em lulas gigantes que afundavam navios, sabemos que existe um exagero literário, mas que existem algumas lulas bem grandes, isso é fato! A lula colossal pode chegar aos 14 metros e pesar 150 quilos, além de possuir ganchos nas pontas de seus tentáculos. Os olhos desta lula assustam por serem gigantes, com cerca de 25 centímetros.
Orca
A orca é uma espécie de baleia que chega até os 8 metros e também é conhecida como baleia-assassina. Esse nome é atribuído porque ela se alimenta de golfinhos, pinguins, peixes e em alguns casos até mesmo de outras baleias. A comunicação embaixo d’água é por meio de sons, que, aliás, permitem chegar até suas presas.
Raia-manta
A raia manta chega aos 8,8 metros e é bem assustador encontrar com alguma em alto mar, isso porque elas possuem uma envergadura muito grande através de suas mantas e barbatanas em forma de chifre.
Tubarão-branco
Um verdadeiro predador e responsável pela maioria dos ataques a humanos, os tubarão-branco chega a medir 6 metros, com mais de 300 dentes muito afiados. Ele possui um olfato muito aguçado e pode chegar em milésimos de segundos até sua presa.
Uma pequena gota de sangue pode ser sentida por eles a longas distâncias, deste modo, estar com algum ferimento em praia cheia de tubarão-branco não é uma boa ideia.