Sempre que você vai ao mercado, acaba se deparando com variações de frutas, verduras e legumes, não é mesmo? Você sabe, por exemplo, quais as diferenças entre o mamão formosa e o papaia? Então confira:
- O mamão formosa é maior, por isso, se você não tem o hábito de comer a fruta diariamente, é possível que ela estrague antes de ser consumida por inteiro, provocando desperdício. Depois de aberto, esse mamão dura até três dias na geladeira.
- A quantidade de licopeno no mamão formosa é um pouco menor do que no mamão papaia — essa substância dá a coloração avermelhada aos alimentos e atua como antioxidante, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres.
- Em relação às fibras, o mamão papaia ganha em quantidade quando comparado ao formosa, por isso, se você tem intestino preso, prefira a versão menor da fruta.
- O mamão é uma fruta naturalmente baixa em calorias, mas o formosa é ainda menos calórico do que o papaia.
Independentemente da sua escolha, consumir mamão é sempre uma boa pedida para a sua saúde. Essa fruta ajuda a regular os níveis de colesterol no corpo, além de ser rica nas vitaminas A e C, que fazem bem à saúde dos olhos, dos cabelos e da pele.
Devido à vitamina C, o mamão ajuda seu organismo a absorver melhor o ferro dos alimentos, sendo um ótimo aliado de quem faz tratamento contra a anemia. É também uma fruta indicada para quem deseja perder peso e para quem tem problemas intestinais — o consumo do mamão com as sementes tem efeito laxante.
Lembramos que, quando o assunto é alimentação e cuidados com a saúde, o ideal é buscar aconselhamento médico e marcar uma consulta com uma nutricionista. Nossos textos sobre alimentação e saúde têm caráter informativo e não substituem uma orientação médica.