O cacau é conhecido por ser a matéria-prima para produção do chocolate, mas poucos sabem que essa fruta pode ter muitas outras utilidades e benefícios. Um exemplo é o chá de cacau, que tem se popularizado e já é possível, inclusive, encontrar o chá de cacau sendo comercializado por indústrias do ramo de chocolates. Nosso foco aqui é mostrar como você mesmo pode fazer o seu chá de cacau, que além de manter aquele gostinho de chocolate, possui baixa caloria e traz inúmeros benefícios para nossa saúde.
É importante frisarmos que os resultados positivos do chá de cacau variam muito de uma pessoa para outra, sendo, portanto, necessário entender que aqui apresentamos alguns valores nutricionais e substâncias que compõem o chá. Para ter exatidão nos benefícios e como o seu organismo responde a ingestão do chá de cacau é aconselhável sempre consultar um nutricionista. Abaixo vamos te mostrar como você pode fazer o seu chá de cacau.
Como fazer chá de cacau
Existem duas maneiras de produzir o chá de cacau, uma delas é pela imersão das sementes do cacau na água fervente. Ao colocar as sementes, deixe por alguns minutos em um recipiente fechado, para que toda a substância se misture com a água.
Outra maneira de fazer é fervendo a casca do cacau. Para quem não tem acesso às sementes e nem à casca, já é possível encontrar o chá de cacau em pó em algumas lojas de produtos naturais.
Benefícios do chá de cacau
O cacau é rico em teobromina, mesma substância encontrada na semente de guaraná. Ela impede que infecções se alojem nos tubos brônquicos. Já seu chá é rico em flavonoides e antioxidantes. Veja lista de alguns benefícios do chá de cacau:
- Melhora o poder de concentração;
- Protege a saúde do coração;
- Diminui a ansiedade;
- É aliado de um sono perfeito;
- Reduz sintomas da TPM;
- Melhora o fluxo sanguíneo.
Agora que você já conhece alguns benefícios do chá de cacau, lembre-se que é importante buscar mais informações junto a um profissional nutricionista.