A história da televisão brasileira não seria contada da mesma forma se não tivesse uma produção mexicana que atravessou gerações: Chaves. Transmitido por longos 34 anos, o seriado jamais será esquecido. Existem várias curiosidades sobre Chaves, criado originalmente no México, mas talvez o que mais desperta dúvidas no público é o último episódio.
Muitas pessoas se perguntam: o que acontece no último episódio do Chaves? Essa questão é relativa, pois, de fato, existe uma última gravação – e que, a partir de então, não tiveram outras. Todavia, no Brasil ela não foi a última e esse fator causa certa confusão na cabeça de muita gente. Ocorre que o seriado não foi levado ao ar aqui no Brasil na sequência de começo, meio e fim.
Os episódios eram aleatórios, com raras exceções, como no episódio “Vamos todos a Acapulco”, que teve uma sequência de dois episódios. Foi em 1984 que o SBT começou a exibir os episódios de Chaves, porém, no México, suas transmissões remontam de 26 de fevereiro de 1973 a 07 de janeiro de 1980.
Assim, as transmissões eram de forma aleatória, tanto que muitos episódios foram descartados por muito tempo. Mas o último capítulo original foi passado no Brasil por diversas vezes sob o título de “Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada” (originalmente intitulado como “A máquina de lavar”).
No episódio, a Dona Florinda se cansa de dividir o tanque comunitário da Vila para lavar suas roupas e decide comprar uma máquina de lavar. Todos ficam curiosos para saber que objeto grande e pesado era aquele que chegou à casa da mãe do Kiko. Uma verdadeira confusão se instala por lá até que todos ficam sabendo que se trata de uma máquina de lavar roupas.
Como sempre tinha que ser, o Chaves se intromete e acaba danificando a máquina.