É fato que devemos manter a hidratação para o bom funcionamento do corpo, desta maneira, evitamos problemas, como tontura e queda de pressão. Para ajudar no controle do metabolismo, existe uma recomendação sem fundamentação científica que afirma que devemos tomar cerca de 2 litros de água por dia – o que é extremamente relativo, pois uma série de fatores determinam a quantidade adequada que devemos ingerir.
O mais correto é confiar no sinal natural do corpo: a sede. Nesse sentido, existem alimentos que ajudam a hidratar o nosso corpo, sendo em sua maioria frutas. Ricos em água, eles podem ter outros benefícios devido aos seus compostos. Vamos apresentar aqui quais são esses alimentos ricos em água, mas ressaltando que se tratam de informações nutricionais que podem ser relativas, conforme o organismo de cada um.
Outro detalhe fundamental é que essas indicações não são oficialmente uma forma de tratamento para quem precisa de mais hidratação no organismo. Somente um nutricionista poderá lhe indicar, de forma oficial, o que deve ser utilizado. Aqui, apenas desvendamos as linhas gerais sobre os alimentos ricos em água.
19 alimentos que hidratam o corpo
O primeiro alimento da nossa lista é um clássico conhecido de muitos como rico em água. Cerca de 92% da composição da melancia é água e sua caloria é de 31 para cada 100 gramas da fruta. Nela, é possível encontrar nutrientes como licopeno e glutationa. Estes são responsáveis pela proteção do organismo fazendo com que as células não desenvolvam quadros de oxidação.
Veja nossa lista com 19 dos principais alimentos ricos em água:
- Melancia;
- Melão;
- Abóbora cozida;
- Cenoura crua;
- Agrião cru;
- Abacate;
- Framboesa;
- Abobrinha;
- Pepino;
- Repolho;
- Alface;
- Tomate;
- Batata-inglesa;
- Kiwi;
- Manga;
- Espinafre;
- Brócolis;
- Banana-prata;
- Arroz integral.
Estes são alguns alimentos ricos em água, mas é sempre bom consultar um nutricionista para saber quais destes alimentos estão em conformidade com sua necessidade nutricional. A nossa lista é baseada nos valores nutricionais informados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas apenas com caráter informativo.