O chocolate é considerado o doce mais consumido no mundo. Seu sabor delicioso e irresistível se deve a sua composição, contendo açúcar, gordura e estimulantes, como a cafeína. Todas essas substâncias são altamente viciantes e responsável pelo “gostinho de quero mais” presente nas receitas que têm o chocolate como ingrediente principal.
No entanto, por conta dessas mesmas substâncias, o chocolate é tido como o grande vilão das dietas. Mas não é bem assim, já que o doce pode proporcionar uma série de benefícios para o nosso organismo.
Benefícios do chocolate
Para trazer os benefícios para o nosso corpo, o chocolate deve conter em sua composição pelo menos 70% de pó de cacau, ou seja, deve ser um chocolate amargo. Esse tipo do doce pode nos proporcionar os seguintes benefícios:
- Protege o cérebro e estimula o sistema nervoso central, já que possui teobromina, substância semelhante à cafeína;
- Diminui riscos de doenças cardiovasculares;
- Protege a pele do sol graças aos seus compostos bioativos, como os flavonoides, responsáveis por proteger a pele contra os danos da radiação UV;
- Oferece a sensação de bem-estar, já que ajuda a liberar o hormônio da serotonina;
- Auxilia na diminuição da pressão arterial;
- Aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL). Além disso, evita a formação de placas de aterosclerose por conta do seu efeito antioxidante e cardioprotetor;
- Melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro por conta das substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também previnem a Alzheimer.
Malefícios do chocolate
Embora proporcione todos esses benefícios ao nosso organismo, o chocolate, quando consumido em excesso, pode nos causar sérios problemas de saúde, inclusive o agravamento de alguns tipos de câncer.
Dentre os tipos de chocolate – branco, preto, ao leite ou amargo – o mais prejudicial à saúde é o branco, por conta da alta quantidade de gordura em sua composição. O valor calórico do chocolate é elevado, tornando-o um vilão para quem, por algum motivo, precisa emagrecer.
Os malefícios do chocolate estão associados principalmente à quantidade de gordura e ao teor calórico, que acabam causando sérios problemas à saúde, como a exemplo da obesidade.
Para quem tem diabetes, o doce pode se tornar um grande perigo. Então aqueles que usam insulina e contam a quantidade de carboidratos consumidos diariamente, para consumir o chocolate, devem fazer o cálculo dos carboidratos e aplicar a insulina necessária para o determinado consumo.
Além disso, o doce pode trazer diversos malefícios à saúde com o passar do tempo. O consumo abusivo do chocolate pode causar não somente o excesso de peso, mas também elevar a pressão arterial, aumentar as taxas de glicose sanguínea, provocar hipercolesterolemia, diabetes do tipo 2, doenças coronarianas e alguns outros males.
Por isso, o segredo para se deliciar com o chocolate, o doce mais consumido do mundo, é consumi-lo com moderação.
Recado importante: as informações contidas neste texto são meramente informativas. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira saber como consumir o alimento em questão de acordo com sua necessidade, procure um especialista.