Cuidar de plantas é uma atividade relaxante e terapêutica, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes para garantir que as plantinhas tenham saúde e vivam por bastante tempo. Se você já ficou na dúvida sobre ter regado demais aquela sua folhagem preferida, confira alguns sinais que indicam que está na hora de colocar menos água na sua plantinha.
1. Observe a cor das folhas
Quando as plantas recebem mais água do que precisam, é normal que suas folhas fiquem amarelas ou marrons e também mais molengas. Folhas murchas geralmente indicam que as raízes estão com muita água e não conseguem mais absorver o que está no vaso.
2. A planta está perdendo folhas?
É normal que as folhas caiam, mas quando tanto as folhas novas quanto as velhas caem ao mesmo tempo pode ser sinal de que você colocou mais água do que era preciso.
3. Verifique a base do caule
Erga com cuidado as folhas e os galhos da sua planta e veja se a base de seu caule está com uma textura pastosa. Se sim, significa que ela recebeu mais água do que deveria.
4. As folhas têm manchas?
Você já deve ter visto folhagens com manchas marrons envoltas em manchas amarelas, certo? Essa condição indica que a planta está com uma infecção por bactérias devido ao excesso de água.
5. Veja se há pontos de bolor
Olhe a terra da planta e veja se há pontinhos brancos na superfície. Esses pontos podem ser mofo ou bolor, o que acontece quando regamos demais.
Se você notar algum desses sinais em sua planta, pare de regar e aguarde a terra do vaso ficar completamente seca. Em alguns casos, é preciso replantar a sua flor ou folhagem, eliminando o excesso de raiz e trocando de pote e base.
Cada planta tem uma necessidade de umidade, por isso é importante pesquisar pelo nome de cada uma e descobrir quais cuidados ela precisa.