A forma como armazenamos os alimentos interfere diretamente na duração dos produtos e, claro, na saúde da sua família. Aprender a guardar do jeito certo os itens que você compra na feira e no supermercado é fundamental. Confira algumas dicas.
1. Como armazenar as frutas?
As frutas são divididas em dois grupos: as que liberam etileno e as que não emitem esse componente. O etileno atua no amadurecimento das frutas, por isso é importante que elas não sejam guardadas no mesmo lugar.
Guardar em local ventilado: abacate, banana, ameixa, caqui, manga, maçã, kiwi, mamão, pera, pêssego, e tomate. Se quiser guardar esses itens na geladeira, é preciso isolá-los em potes bem fechados ou embalagens do tipo ziplock.
Guardar na parte mais baixa da geladeira: abacaxi, limão, coco, goiaba, laranja, melancia, morango, tangerina, uva, melão. Para que essas frutas demorem mais para estragar, guarde-as também em embalagens no estilo ziplock.
2. Como armazenar legumes?
O ideal é limpar todos os vegetais, remover as áreas danificadas, descascá-los e cortá-los em pedaços. Depois, coloque-os por alguns segundos em água fervente, retire-os, jogue-os em um recipiente com água e gelo, seque-os e os coloque em embalagens secas e limpas. Devem ser todos armazenados na geladeira.
3. Como armazenar leite e derivados?
No caso do leite, siga as recomendações de armazenamento que estão na embalagem. Em relação à geladeira, não deixe na porta do eletrodoméstico, mas sim nas prateleiras internas que ficam na parte mais alta. O mesmo vale para queijo e requeijão.
4. Como armazenar pães?
Mantenha os pães industrializados sempre dentro de um saco bem fechado e siga as recomendações de consumo. Se fizer pão caseiro, você pode adicionar uma colher de vinagre na massa ainda crua para que o mofo nem chegue perto do seu pãozinho!
5. Como armazenar carnes?
Independentemente do tipo de carne, o congelamento é sempre a melhor opção para quando você compra um produto que não será preparado no mesmo dia. Se descongelar, a carne não deve voltar para o freezer. Detalhe importante: nunca lave a carne, pois isso favorece a proliferação de microorganismos.
Viu só como bastam alguns cuidados para que sua cozinha fique mais bem organizada e você desperdice menos? Agora é só colocar em prática.