Todos os anos, quando o BBB estreia, a internet vira um verdadeiro ringue onde se digladiam aqueles que gostam do reality e aqueles que dizem o famoso “prefiro ler um livro”. Para quem não se envolve nas tretas, esse tipo de briga acaba se tornando mais uma forma de entretenimento nessa época do ano — os memes que o digam.
O que muita gente ainda não sabe é que o próprio programa foi inspirado em um grande clássico da Literatura: o livro “1984”, do escritor George Orwell.
O enredo conta a história de um lugar chamado Oceânia, onde todos os moradores são controlados pelo líder Grande Irmão (tradução exata de Big Brother, inclusive). Tudo o que se passa em Oceânia é transmitido pelo que a história chama de “teletelas”, ou seja, é como se as pessoas fossem filmadas o tempo todo e essas imagens fossem transmitidas em tempo real — soa familiar, não é mesmo?
A obra de Orwell foi escrita como uma forma de criticar o totalitarismo, afinal a população era estritamente proibida de questionar os modelos de supervisão que faziam parte do regime de controle social.
O protagonista do livro é Winston Smith, um funcionário público que tem funções obscuras, como falsificar dados históricos para criar uma narrativa diferente e favorável ao grande líder da sociedade — vale frisar que o lema de 1984 era justamente “O Grande Irmão está de olho em você”.
Só de saber esse pequeno resumo já dá para entender que, de fato, o modelo do Big Brother foi totalmente inspirado na obra de Orwell. O livro também serviu como inspiração para os filmes “O Show de Truman” e “Jogos Vorazes” e para o reality “The Circle”, exibido pela Netflix.