O valor médio pago aos beneficiários do Auxílio Brasil será maior do que R$ 400, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma, em entrevista concedida ao programa Sem Censura, da TV Brasil, na última segunda-feira. Segundo o ministro, ainda no início do Auxílio Brasil, o benefício teve um reajuste de 17%, mais do que a inflação – 10,06% de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Além disso, conforme acrescentou Roma, com o benefício compensatório, o valor recebido pelos beneficiários do programa vai para, no mínimo, R$ 400. Com isso, de acordo com ele, “o ticket médio passa a ser até maior”.
Durante a entrevista, o ministro disse também que o Auxílio Brasil, que até ontem (17/1) atendia 14 milhões de famílias, passará a atender um número maior de beneficiários a partir desta terça-feira (18/1). Segundo Roma, mais de 17,5 milhões de famílias passarão a ser beneficiadas pelo programa social. Com isso, a fila de espera pelo benefício será zerada.
Roma destacou, por fim, a política de qualificação e mercado de trabalho do Auxílio Brasil. Ele afirmou que o Sistema S é o principal parceiro quando o assunto é a capacitação de mão de obra para levar a oferta de trabalho aos brasileiros que estão à procura de emprego, já que às vezes muitos desses não tem a capacitação necessária para as vagas de trabalho.
Pagamentos do Auxílio Brasil de 2022 já começaram
A Caixa Econômica Federal começou a fazer, nesta terça-feira (18/01), os pagamentos do Auxílio Brasil referentes a janeiro de 2022. O calendário do mês em questão, assim como a dos meses anteriores, foi organizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social.
Assim, nesta terça, somente os beneficiários que tenham o NIS com final 1 receberão o pagamento do programa social. Os repasses de janeiro seguem até o dia 31. Confira o calendário com todas as datas para o mês em questão:
- Final do NIS 1: saque do benefício em 18 de janeiro de 2022;
- Final do NIS 2: saque do benefício em 19 de janeiro;
- Final do NIS 3: saque do benefício em 20 de janeiro;
- Final do NIS 4: saque do benefício em 21 de janeiro;
- Final do NIS 5: saque do benefício em 24 de janeiro;
- Final do NIS 6: saque do benefício em 25 de janeiro;
- Final do NIS 7: saque do benefício em 26 de janeiro;
- Final do NIS 8: saque do benefício em 27 de janeiro;
- Final do NIS 9: saque do benefício 28 de janeiro;
- Final do NIS 0: saque do benefício em 31 de janeiro.