As redes sociais hoje são fundamentais na vida da maioria das pessoas. Para muitos, até fonte de renda. Uma das redes mais usadas na atualidade, sem dúvidas, é o Instagram do grupo Meta, que controla o Facebook e o WhatsApp. Porém, de igual modo, é grande o número de golpes e invasões às contas da plataforma. Os golpistas da internet, muitas vezes, utilizam das invasões para promover golpes contra a rede de contatos do usuário.
Pensando nisso, é que vamos te ajudar a manter sua conta com mais segurança e evitar golpes através das redes sociais. A priori, é necessário entendermos que o golpe mais comum consiste em invadir a rede social (Instagram) de uma pessoa, aparentemente confiável, para logo em seguida anunciar a venda de produtos.
Geralmente, com preço abaixo do real valor, atraindo assim os usuários que seguem aquele perfil. Após realizar a compra, é que se constata que tratava-se de um golpe.
Autenticação em duas etapas
Esse recurso é sua maior proteção para evitar que a rede seja invadida por algum cibercriminoso. A “autenticação em duas etapas”, que também é reconhecida como “autenticação de dois fatores”, trata-se de uma espécie de blindagem que impede alguém de entrar em sua rede, mesmo que o invasor possa ter a sua senha.
Ela funciona da seguinte maneira: quando ocorre um novo login em sua conta, automaticamente para entrar será necessário informar o número de um código que é enviado pela plataforma. Para realizar o procedimento de verificação, é só ir em “Configurações” em seu Instagram e, depois, em “Segurança” e, assim, ativar a “autenticação de dois fatores”.
É possível escolher receber o código por SMS, WhatsApp e até e-mail.
Solicitação de login
Com a ativação da solicitação de login, todas as vezes que alguém tentar entrar em sua conta a partir de outro IP ou aparelho, será enviado um pedido de autorização para prosseguir. Esse alerta aponta para qual dispositivo e local de onde alguém tentou fazer o respectivo login.
O usuário tem a opção de autorizar ou recusar aquele login que foi solicitado por alguém. Caso queira averiguar a lista de dispositivos que entraram em sua conta do Instagram, é só ir em “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de login”.