A maçã é uma fruta muito popular em nossos lares e, ao mesmo tempo, rica em vitaminas e minerais que ajudam a proteger nossa saúde. A maçã é excelente para nosso sistema digestivo e ainda melhora os níveis de colesterol. Além da forte concentração de vitamina C na composição da maçã, encontramos potássio, fósforo, cálcio e outros sais minerais.
Essa fruta ainda possui muita quantidade de carotenoides e flavonoides que possuem propriedades antioxidantes. Na maçã, ainda é possível encontrar boa concentração de ácido ursólico, que atua diretamente na prevenção da atrofia muscular e ajuda no processo de eliminação de gorduras.
Veja alguns benefícios da maçã para nossa saúde
Ajuda a prevenir diabetes
Os compostos polifenóis possuem uma eficácia na ação antioxidante, o que provoca uma proteção às células do pâncreas contra as ações dos radicais livres. Desse modo, previne a resistência à insulina e a diabetes.
A fibra presente na maçã ainda ajuda a diminuir a absorção de açúcar e promove, portanto, um equilíbrio nos níveis de glicose em nosso sangue.
Reduz os riscos de doenças cardiovasculares
A maçã ainda possui características antitrombóticas e vasodilatadoras graças a presença de pectina, quercetina, potássio, vitamina B9, vitamina C. Juntos, promovem o controle pressórico e ajudam a manter o funcionamento saudável dos vasos.
Os flavonóides e carotenóides através da ação antioxidante impedem que as células de gordura entrem no processo de oxidação, assim equilibra os níveis de colesterol.
Ajuda no combate a asma
Através de uma propriedade chamada de quercetina presente na maçã, ela acaba reforçando diretamente os pequenos vasos sanguíneos e age na via pró-inflamatória do ácido araquidônico. Todas as propriedades ajudam a manter funções de fortalecimento do sistema imunológico e mantêm propriedades antialérgicas.
Por proporcionar ao corpo a capacidade de lidar com alérgenos, patógenos, radicais livres e as impurezas, acabam proporcionando mais saúde aos pulmões e prevenindo doenças como a asma.
Melhora a função cerebral
O consumo da maçã faz bem até mesmo para o cérebro, pois a presença de quercetina, antioxidante presente na fruta, promove a redução da morte de células provocadas pela oxidação e inflamação dos neurônios.
Suas vitaminas do complexo B, vitamina C e a boa concentração de ácido fosfórico ajudam a proteger o sistema nervoso.