O prazo para os proprietários de veículos em São Paulo, com placa de número final 1, pagarem o IPVA e requererem o direito ao desconto de 9% se encerra no dia 10/01. A partir daí, já começa a contagem para placas de final 0 e assim sucessivamente. No ano passado, o valor do desconto era de 3%, mas em 2022 o governo do estado elevou para 9%.
Por outro lado, o IPVA ficou mais caro devido ao aumento nos valores dos veículos usados. O respectivo imposto tem como parâmetro o valor do carro na tabela Fipe. Outra novidade no pagamento do IPVA foi a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes, porém, o desconto é menor, sendo de 5% do valor devido e a primeira parcela vencerá no dia 10 de fevereiro.
O governo paulista flexibilizou o pagamento do IPVA em até três maneiras diferentes:
- Cota única a ser paga em janeiro e obtendo 9% de desconto;
- Cota única no mês de fevereiro com desconto de 5%;
- Também parcelando em cinco vezes, sendo de fevereiro até junho com desconto de 5% e de acordo com o final da placa.
Um conjunto de fatores colaboraram para esta alta no valor do IPVA. Entre eles, a alta na inflação, a valorização da moeda norte-americana em detrimento do real e a falta de componentes eletrônicos para carros novos que passaram a ficar escassos no mercado, provocando o aumento na procura por carros usados.
Proprietários de carro zero quilômetro devem realizar o pagamento do IPVA no prazo máximo de até o quinto dia após a emissão da nota fiscal, obtendo um desconto de 3% para pagamento em cota única. Eles ainda podem escolher pelo parcelamento em cinco vezes, mas não conseguem o desconto.