Você sabia que é possível emagrecer sem perder peso? Parece paradoxal, não é verdade? Mas o que muita gente não sabe é que existe uma diferença entre esses dois termos. É totalmente possível emagrecer sem que a balança acuse uma redução nos quilos. Emagrecer faz parte do processo de redução na quantidade de gordura no corpo, porém a pessoa pode ganhar massa muscular e manter o peso.
Em termos técnicos, perder peso é reduzir o montante do valor numérico da massa corporal total, ou seja, diminuir realmente os números na balança. Existe, desse modo, uma diferença entre gordura e massa magra, sendo que em nosso corpo existem três tipos de tecidos: a massa de gordura, massa livre de gordura e fluidos extracelulares/intracelulares.
As células de gordura são formadas em sua maioria por triglicerídeos e tendem a se desenvolver quando alguém consome mais do que gasta. Com isso, essas células se multiplicam e acabam provocando o ganho de peso. No emagrecimento, é totalmente possível reduzir a gordura corporal, mas mantendo determinado peso.
Um equilíbrio entre gordura e massa magra ajudam na aceleração do metabolismo. Assim, alimentação de qualidade e exercícios físicos serão seus aliados na busca por uma saúde melhor. Alguns casos de perda de peso podem estar diretamente relacionados à redução de massa magra e isso não é saudável.