Cuidar do banho do nosso cão é fundamental para mantê-lo limpo e proporcionar bem estar ao pet. O problema é que muita gente ainda possui dúvida sobre a quantidade de banho que um cachorro deve tomar na semana. Para entendermos o assunto, é necessário analisar alguns fatores. É importante adiantar que banhos em excesso poderão reduzir a imunidade do animal.
É importante avaliar a vida do animal diariamente e as necessidades que ele possui de manter-se limpo. Cães que ficam mais dentro de casa e quase não se sujam possuem uma necessidade menor de banhos frequentes. O tamanho/volume do pelo também faz toda diferença na hora de determinar quantos banhos ele deve receber.
O importante é seguir o padrão indicado por veterinários para evitar danos ao seu cãozinho por excesso de banhos. Para cães que possuem pelos curtos, é recomendado um intervalo de banho de 10 a 15 dias. Nesta lista, estão a maioria dos cães sem raça definida (vira-lata), Pastor Alemão e o Buldogue. Devido os cães possuírem um pelo curto o acúmulo de sujeiras é menor.
É importante verificar o nível de contato que o animal tem com extremidades e lugares que podem se sujar mais. Por isso, sempre que tiver uma necessidade maior de banhar seu cão será importante fazê-lo. Já os cães de pelo longo devem ser banhados em intervalos menores, haja vista, que podem acumular mais sujeiras.
O prazo é de intervalos de 7 a 10 dias e, nesta lista, entram as raças Maltês, Yorkshire e Shih-tzu. É necessário frisar que cães que apresentam sintomas de Dermatite Atópica Canina, por sua vez, devem tomar banho com mais frequência, utilizando produtos apropriados.