iFood e McDonald’s começam a testar entregas em drones; entenda

O projeto tem parceria com a empresa Speedbird Aero, que fornecerá os drones e realizará a parte operacional. 

Parece que a modernidade chegou também nos serviços de delivery. Tanto o iFood quanto o McDonald’s anunciaram que vão iniciar os testes de entregas por meio de drones. O “piloto” começa neste final de ano em Aracaju no Sergipe, na região nordeste do país. O projeto tem parceria com a empresa Speedbird Aero, que fornecerá os drones e realizará a parte operacional.

continua depois da publicidade

Os testes não são exclusividades dessas empresas. A Ambev realizou alguns testes iniciais na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, onde possui uma fábrica. O experimento de entrega via drone foi realizado em maio e os produtos foram levados até um residencial na cidade. Por meio da nova modalidade, a expectativa é de que o entregador só faça a entrega de forma pessoal próximo do local da entrega.

Esta modalidade é denominada de “last mile”, que traduzido do inglês significa “última milha”. Por ficar próximo, a entrega pode ser feita a pé, de bicicleta ou patinete. A entrega do teste vai ter o roteiro do Shopping Riomar Aracajú até uma cidade vizinha chamada Barra dos Coqueiros. A cidade fica localizada do outro lado do Rio Aracaju.

continua depois da publicidade

O percurso que gasta em torno de 25 a 55 minutos, não ultrapassará os cinco minutos de viagem através do drone. Com isso, as entregas de longa distância se tornarão uma realidade e permitirá uma entrega bem mais rápida.

A empresa não informou se, a partir do próximo ano, já tornará a prática desta modalidade de entrega mais comum. O que se sabe é que outras empresas também estudam a modalidade de entrega para atendimento dos seus clientes.