Existem tecnologias que estão sendo desenvolvidas que, sequer, conseguimos entender como podem ser criadas. Uma delas parece coisa de filmes de ficção científica: um pesquisador japonês teve a façanha de desenvolver um protótipo de TV que emite o sabor dos alimentos.
O professor Homei Miyashita atua na Universidade Meiji, na cidade de Tóquio, no Japão, e desenvolveu o protótipo. Ele consiste em fazer com que os sabores sejam sentidos por intermédio de uma “lambida” na tela da TV.
A tecnologia denominada de Taste The TV (TTTV) é formada por 10 tubos que possuem propriedades de sabores como amargo, doce e azedo. Quando combinados, formam o sabor desejado. A tela é feita com um filme higiênico e, assim, pode ser degustada pelo telespectador.
Entre as principais utilidades, conforme o professor, está a possibilidade de aulas remotas para cozinheiros. Ele ainda explica que, através dessa tecnologia, é possível fazer com que as pessoas tenham um contato direto com o mundo exterior e sentir o saber, por exemplo, de uma comida preparada do outro lado do mundo.
Conforme o pesquisador, alguém poderá ter diversas experiências de sabores, mesmo sendo de um restaurante localizado em outro lugar do planeta. As pesquisas que unem tecnologia e sabor não estão limitadas a essa TV, mas já desenvolveram até garfos que fazem a comida ficar mais saborosa.
Em uma demonstração para uma TV local, uma jovem estudante fez um pedido de chocolate e, após duas tentativas, a tela apresenta uma imagem do alimento e jatos de sabores são lançados na tela, provocando o sabor.