São inúmeros aplicativos, jogos, imagens e arquivos que temos que manter em nossos aparelhos celulares e isso consome muito da memória. Não existe nada pior que tentar receber ou abrir uma imagem e chegar a mensagem de armazenamento cheio. Pior de tudo é quando o celular começa a travar. Mas existe uma forma de você limpar a memória excluindo arquivos desnecessários e obter melhor desempenho do seu aparelho.
Existem algumas formas de limpar a memória do seu aparelho sem prejudicar os arquivos necessários. Mas a primeira dica que queremos te dar é sempre fazer o uso de armazenamento em nuvem. Dessa maneira, além de dar mais segurança aos seus arquivos em caso de danos, perda ou roubo do aparelho, ainda garante um funcionamento mais rápido.
Um dos serviços de nuvem para armazenamento mais utilizados é o Google Drive.
Limpeza de cache
O cache é uma espécie de armazenamento temporário que é feito pelos aplicativos para que seu aparelho possa carregá-lo mais rápido. Com um número expressivo de sites ou aplicativos que você entra, provavelmente o cache deve ficar sobrecarregado.
Para limpá-lo, basta ir em “Armazenamento” e selecionar aplicativo por aplicativo, sempre clicando sobre cada um deles e indo em “Limpar cache”. Esse processo vai fazer com que seu aparelho corresponda mais rapidamente.
Remova aplicativos pouco usados
Às vezes, instalamos alguns aplicativos que nem utilizamos e eles são responsáveis pelo consumo de boa parte da memória de nossos aparelhos. O recomendado é identificar estes aplicativos e removê-los de seu aparelho.
Para isso, vá em “Configurações” e em “Aplicativos”. Ao abrir a lista, é só ir identificando esses aplicativos, clicar sobre eles e, em seguida, ir em “Desinstalar”.
Utilizando programa de limpeza
Existem alguns programas que agem na limpeza direta de seu aparelho de forma que limpam dados desnecessários e fazem uma verdadeira varredura. Um dos mais conhecidos é o CCleaner, que possui muitas outras funções que ajudam a melhorar o desempenho de seu aparelho celular.
É sempre bom também verificar as fotos e vídeos que chegam por meio de grupos de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, por exemplo. São arquivos que já foram visualizados e ficam salvos em seu aparelho consumindo muito espaço.