Cientistas descobriram uma criatura da família dos milípedes, que possui a impressionante quantia de 1.306 pernas. Ela foi identificada em uma mina de extração mineral na Austrália Ocidental, denominada de Goldfields. A primeira coisa que torna essa criatura única é que, embora a classe de criaturas com centenas de pernas sejam chamadas de milípedes, até então nenhuma fazia jus ao nome.
A que detinha o recorde era uma espécie com 750 pernas. A espécie descoberta foi batizada de Eumilipes Persephone, que faz alusão a uma personagem da mitologia grega. A nova espécie vive abaixo da superfície da terra a cerca de 60 metros de profundidade.
A região onde vivem esses animais é formada por ferro e rochas vulcânicas. Os estudos sobre a nova espécie são coordenados por Paul Marek, entomologista da Universidade Virginia Tech que é o principal autor dos estudos. Ele explica que a criatura é de coloração pálida, não possui olhos, tem um corpo extremamente fino, mas muito longo.
A criatura chega a ter 100 vezes mais comprimento do que a largura. Para se locomover na região extrema da terra, o animal possui cabeça em formato de cone com antenas que são munidas da capacidade de navegar pelos feromônios. Se alimenta por intermédio de um bico formatado para alimentação por fungos.
A quantidade de pernas aponta para a longevidade do animal. Na medida que o animal vai se desenvolvendo, aumentam suas pernas. Foram analisadas pelo menos quatro espécimes encontradas, sendo dois machos e duas fêmeas. A “pequena” é uma fêmea com 198 anéis e 778 pernas. O mais velho tem 300 anéis e 1.306 pernas, sendo macho.
Os estudos apontam ainda que eles podem viver entre cinco e 10 anos.