O Auxílio Brasil já começou a ser pago pela Caixa Econômica Federal. Mesmo sendo um novo programa de transferência de renda, as regras de repasses continuam seguindo a mesma lógica do extinto Bolsa Família. As datas, dessa forma, foram organizadas com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Nesta sexta-feira (17/12), recebem aqueles que têm NIS final 6.
As parcelas, durante o mês de dezembro, possuem valor mínimo de R$ 400. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro edital medida extraordinária para garantir o quantia. Caso a PEC dos Precatórios seja sancionada, as parcelas de R$ 400 do Auxílio Brasil também deverão ser transferidas em 2022. Até porque a proposta abre espaço para o orçamento do programa.
Lembrando que, até o momento, apenas os inscritos no extinto Bolsa Família estão recebendo os pagamentos, mesmo que o governo federal tenha a meta de ampliar a abrangência do Auxílio Brasil. Cerca de 3 milhões de unidades familiares, que atendem aos requisitos mínimos, continuam esperando na fila de espera para receber os repasses do programa.
Calendário do Auxílio Brasil: mês de dezembro
Os pagamentos do Auxílio Brasil podem ser sacados por meio dos cartões tradicionais do antigo programa: “Bolsa Família” e “Cidadão”. Nada mudou nesse sentido. Quem já possuía conta no Caixa Tem, por outro lado, continuará tendo a possibilidade de movimentar as parcelas pelo app.
Veja, abaixo, o calendário do Auxílio Brasil com as datas de repasses de dezembro:
- Final do NIS 1 – 10 de dezembro;
- Final do NIS 2 – 13 de dezembro;
- Final do NIS 3 – 14 de dezembro;
- Final do NIS 4 – 15 de dezembro;
- Final do NIS 5 – 16 de dezembro;
- Final do NIS 6 – 17 de dezembro;
- Final do NIS 7 – 20 de dezembro;
- Final do NIS 8 – 21 de dezembro;
- Final do NIS 9 – 22 de dezembro;
- Final do NIS 0 – 23 de dezembro.