O uso de internet em lares aumentou significativamente nos últimos anos. Isso deve-se às muitas novidades tecnológicas que utilizam o sistema de conexão de rede Wi-Fi para as pessoas se conectarem. Além de computadores e notebook utilizados para trabalhos em home office, existem Smart TVs, lâmpadas inteligentes e até casas inteligentes. Por isso, a conexão precisa ser boa e abranger todo o perímetro do seu lar.
Muitas pessoas enfrentam problemas de conexão e chegam a criticar o serviço de internet adquirido. Todavia, o problema pode estar simplesmente em seu roteador. Uma série de fatores precisam ser analisados numa situação de internet ruim, mesmo com planos extensos. A primeira coisa que devemos observar é a qualidade do roteador que estamos utilizando.
Precisamos entender que um roteador possui configurações que devem ser observadas. Se sua internet possui um plano de download e upload que precise de um roteador com portas Fast Ethernet, não será vantagem ter um que tenha porta Gigabit. Outro detalhe é que alguns roteadores suportam apenas 100 Mbps enquanto outros melhores 1Gbps de velocidade.
Posição do roteador
Existem locais em que o roteador não consegue oferecer 100% de qualidade na conexão. As frequências dos sinais são mais direcionados para baixo e, por isso, mantê-lo em posicionamento mais alto é uma boa dica.
Procure não deixá-lo em locais muito isolados do restante da casa, pois pode incorrer em interferências. Para solucionar esse tipo de problema, já existem os roteadores com a tecnologia Mesh que abrange todos os cômodos de uma forma dinâmica.
Evite interferências de objetos externos
Às vezes, deixar o roteador próximo a aparelhos eletrônicos, espelhos e água pode interferir no sinal. Procure evitar objetos muito próximos ao seu aparelho roteador e, assim, poderá melhorar a dinâmica do sinal. Existem interferências até mesmo em aparelhos de som que fiquem próximos ao roteador.
Nem sempre encontrar um sinal irá significar que ele oferecerá 100% de seu resultado, portanto, observe onde está o seu aparelho e veja se ele está distante de aparelhos que podem interferir no sinal.
Observe a frequência certa do roteador
Aparelhos mais antigos podem vir sem a tecnologia dual-band e oferecer o máximo de 2,4 GHz, enquanto os mais modernos oferecem frequências de 2,4GHz e 5GHz. Numa situação de diversos aparelhos conectados, isso pode fazer toda a diferença.
Uma das vantagens de alcançar 5GHz é que além de proporcionar uma velocidade maior, ainda evita que outro aparelho interfira em seu aparelho.
Atualize o roteador e modem
As atualizações ajudam muito a melhorar o desempenho de seu roteador, pois as empresas estão sempre atualizando o firmware que pode corrigir erros e até melhorar a qualidade do sinal.
Para tanto, é necessário entrar no site da fabricante e observar se existe uma atualização para ser feito updates automáticos.
Reinicie regularmente o aparelho
Um aparelho sempre ligado sempre fica mais aquecido e, portanto, é sempre importante promover um reboots. Na maioria das vezes, isso é interessante porque o aparelho acaba sobrecarregado de dados armazenados em sua memória, podendo dar um famoso bug.
No período noturno ou quando você viajar, é sempre importante deixá-lo desligado.