O sucessor do Bolsa Família, Auxílio Brasil, já começou a ser pago pela Caixa Econômica Federal. Neste mês de dezembro, a lógica dos repasses continua a mesma. Ou seja, as datas de pagamentos foram escalonadas com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Lembrando que, até o momento, somente os inscritos no extinto Bolsa Família estão recebendo os valores.
Nesta quarta-feira (15/12), o benefício do Auxílio Brasil será pago às unidades familiares que têm NIS final 4. O presidente Jair Bolsonaro, inclusive, editou uma medida provisória sobre o valor dos pagamentos. Pelo menos durante este mês de dezembro, os beneficiários vão receber parcelas mínimas de R$ 400. Mas isso não significa que os repasses continuarão com esse valor em 2022.
Tudo dependerá das tramitações envolvendo a PEC dos Precatórios. Até porque essa proposta abre margem para o orçamento estimado ao Auxílio Brasil. Por enquanto, o texto passou no Senado e deverá retornar à Câmara dos Deputados antes de ser levada à sanção presidencial. Outra meta do governo é de incluir mais beneficiários no programa.
Existe uma lista de espera com pelo menos 3 milhões de famílias que atendem aos requisitos do Auxílio Brasil e constam nos dados do CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal). No entanto, o aumento de beneficiários ainda não foi devidamente confirmado pelo Ministério da Cidadania. Haverá, inclusive, revisões mensais para verificar se os atuais inscritos continuam atendendo às exigências.
Calendário do Auxílio Brasil para o mês de dezembro
O benefício referente ao Auxílio Brasil pode ser sacado por meio dos cartões tradicionais do antigo programa. Ou seja, “Bolsa Família” e “Cidadão”. Confira o calendário do Auxílio Brasil com todas as datas de pagamento para o mês de dezembro:
- Final do NIS 1 – 10 de dezembro;
- Final do NIS 2 – 13 de dezembro;
- Final do NIS 3 – 14 de dezembro;
- Final do NIS 4 – 15 de dezembro;
- Final do NIS 5 – 16 de novembro;
- Final do NIS 6 – 17 de dezembro;
- Final do NIS 7 – 20 de dezembro;
- Final do NIS 8 – 21 de dezembro;
- Final do NIS 9 – 22 de dezembro;
- Final do NIS 0 – 23 de dezembro.