Parece algo difícil de acontecer, mas você sabia que cães e gatos podem apresentar sintomas de depressão? São muitos os motivos que podem provocar depressão em seu pet, desde solidão a traumas. Muitas vezes, é quase impossível identificar os problemas relacionados à saúde mental do animal se não tiver um breve conhecimento e poder de observação.
Por isso, é importante ficar atento às mudanças comportamentais de seu cão ou gato. Nos casos de depressão envolvendo seu animalzinho, podem ocorrer quadros de tristeza, apatia e excesso de sono, sem que o pet tenha vontade de se entreter com o dono. Geralmente, esses animais movimentam-se pouco e quase não se alimentam.
Cães e gatos depressivos tendem a desenvolver aversão a pessoas e preferem ficar isolados. Especialistas explicam que os animais podem ter maneiras diferentes de reagir a esses sintomas da depressão. Alguns comportamentos podem ter efeito inverso, como agitação excessiva, vontade de urinar em locais diferentes dos já acostumados e treinados, destruição de alguns objetos, etc.
Todo e qualquer comportamento diferente dos de costume podem denunciar que o animal esteja sofrendo com alguma mudança comportamental. Troca de casa pode desencadear uma alteração emocional no animal, inclusive, evoluindo para uma depressão.
Caso seu animalzinho apresente esses sintomas de depressão, o mais recomendado é procurar um veterinário. É evidente que existem medicamentos que ajudam a tratar a depressão, como os alopáticos e homeopáticos.