Muito provavelmente você já ficou com as mãos suadas quando estava numa condição de nervosismo. Isso é normal e possui uma explicação científica que justifica o que acontece com o nosso corpo. Independente de estarmos em local extremamente frio, é possível apresentar suor nas mãos ou no corpo quando estamos numa situação de nervosismo.
O fato ocorre como resposta do cérebro ao nosso corpo para uma situação de alerta. Quando entramos numa situação tensa, o corpo automaticamente identifica o sistema nervoso simpático, encarregado de acionar o organismo na situação de estresse.
Com isso, o ritmo da respiração passa a ficar mais acelerado, os batimentos cardíacos aceleram e provoca a dilatação das pupilas. Pelo aumento do oxigênio circulando, os músculos tendem a corresponder com o máximo de sua atuação. Dentro dessas mudanças, surge a atuação das glândulas sudoríparas.
Podemos apresentar suor em algumas regiões mais específicas, como nas mãos e axilas. Quando ficamos com a palma das mãos suadas, isso ajuda a controlar o excesso de umidade da parte exterior de nossa pele. As glândulas sudoríparas são classificadas em écrina, apócrina e exócrina, que atuam no controle da temperatura corporal.
Isso ocorre quando estamos expostos ao calor ou ao fazermos exercícios físicos. As glândulas responsáveis por fazer as mãos e pés suarem são as écrinas. Portanto, agora você já sabe que, quando estiver nervoso e suando muito nas mãos, isso é uma resposta do seu corpo diante daquela respectiva situação.