A cada dia, a Caixa Econômica Federal tem aumentado o leque de opções em crédito e microcrédito para alcançar um número maior de brasileiros. O presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que o governo vai anunciar, em breve, uma nova modalidade de empréstimo tendo o FGTS como garantia e, desse modo, até negativados serão alcançados. Todavia, já existe uma modalidade de crédito na Caixa que libera até R$ 100 mil para pessoas negativadas.
Nela, a Caixa utiliza-se do penhor como garantia. O “Crédito Penhor Caixa” aceita diversos objetos, como joias de ouro, canetas de primeira linha, relógios, pratarias e outros itens. Essa forma de empréstimo busca focar justamente nas pessoas que possuem o nome negativado no SPC e Serasa. Uma das vantagens, conforme a Caixa, é que esse empréstimo possui uma das menores taxas do mercado.
Como é feita a solicitação do Crédito Penhor Caixa
O interessado deverá procurar uma agência da Caixa com documentos de identificação pessoal, comprovante de residência e informar o objeto que pretende penhorar. Após avaliação do banco, é emitido o contrato com o valor a ser liberado, número e valor das parcelas. É importante procurar uma agência que atenda a modalidade de crédito pelo penhor de objetos.
O site da Caixa disponibiliza uma lista de agências que aceitam a forma de crédito. Para quem optar pela garantia do FGTS, será necessário a realização de um cálculo feito pelo gerente do banco que definirá o valor a ser emprestado. O depósito em dinheiro será realizado logo após a aprovação do banco.