Um dos vulcões mais ativos do mundo é o Kilauea, que fica no arquipélago havaiano, sendo que a ilha é formada por cinco vulcões-escudos. No final da década de 60, mais precisamente em 24 de maio de 1969, começava uma série de explosões que iniciaram as erupções históricas de Maunaulu, que durariam cinco anos ininterruptos.
Mas um detalhe interessante é que, mesmo depois de todos os anos seguidos, em 1983, iniciaria mais um fluxo de erupções com lavas sendo expelidas com frequência até os dias atuais. Estudos apontam que o Kilauea é o mais jovem dos vulcões que emergiram no oceano e produziram as ilhas que formam o arquipélago.
Quando em 1969 teve início a histórica atividade vulcânica, os especialistas perceberam que o reservatório de magma sob as pontas do vulcão aumentava significativamente. Todavia, eles não tinham noção real de que seria algo para durar tanto. Assim, até 1974, o vulcão manteve aquela atividade sem interrupção.
A atividade mudou toda a paisagem ao redor do vulcão e transformou aquele cenário em um longo incrustado de lavas que, ao passar dos meses, começavam a secar e se transformar em algo surreal aos nossos olhos.
Assim, surgiu o nome Maunaulu, que significa uma montanha em crescimento. As imagens daquela época, reveladas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), mostraram uma grande cúpula de lavas que se inflaram até alturas surpreendentes de 75 metros de altura.
Dome fountain of episode 10, October 10–13, 1969, eruption of Kilauea Volcano. This dome fountain is about 20 m (65 ft) high. Symmetrical dome fountains such as this are rare. #Tbt #HI @Volcanoes_NPS pic.twitter.com/sKSQaVINKs
— USGS (@USGS) March 29, 2018
Os vulcões-escudos que formam o arquipélago são o Kohala, que já se encontra extinto, Mauna Kea e Hualalai, que estão em situação de repouso, e Mauna Loa e o Kilauea. O Mauna Loa está ativo parcialmente, mas o Kilauea continua totalmente funcionando. Quase a totalidade do Kilauea se encontra no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e recebe milhares de turistas todos os anos.