Os cidadãos que completaram seu esquema vacinal contra a COVID-19, após tomar as duas doses ou a dose única (no caso da Janssen) da vacina contra a Covid-19, já podem obter seu certificado de vacinação no Conecte SUS. Essa plataforma é vinculada ao Ministério da Saúde.
- 13º salário: saiba até quando a segunda parcela deve ser paga
- Netflix: novos documentários estarão disponíveis a partir deste mês
O documento está sendo exigido em diversos municípios do país para permitir a entrada de cidadãos em determinados locais ou tipos de evento. E, ao contrário do que ocorre com a caderneta de vacina, por exemplo, o certificado emitido pelo Conecte SUS serve para qualquer circunstância.
Inclusive, em viagens internacionais para lugares que recebam brasileiros, já que há versões em português, espanhol e inglês.
O que é o Conecte SUS
O Conecte SUS é uma plataforma do Ministério da Saúde, disponível por meio de aplicativo (Android e iOS) e versão web. Por meio dela, o cidadão tem acesso às suas informações gerais, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a COVID-19.
O cidadão pode ainda consultar os resultados exames laboratoriais da COVID-19, caso tenha feito, os medicamentos disponíveis na “Farmácia Popular”, bem como acessar os seus registros de doações de sangue e acompanhar a posição na fila de transplantes.
O que é o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19
É um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. Ele é emitido pela plataforma Conecte SUS (aplicativo ou versão web). Após concluir o ciclo vacinal, o cidadão pode emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
Onde? Na opção “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS. Na plataforma, o cidadão terá a possibilidade de visualizar, salvar em seu dispositivo, como o celular, por exemplo, e pode também imprimir o certificado.
Como obter o Certificado Nacional de Vacinação
- Baixe o aplicativo do Conecte SUS gratuitamente em seu dispositivo (Android e iOS) ou acesse o site da plataforma;
- No site, clique na opção “Cidadão” e depois em “Entrar com Gov.br” e forneça seu CPF e senha cadastrada na plataforma Gov.br. No app, clique diretamente em “Entrar com Gov.br” e faça o login;
- Após isso, no site, clique na opção “Cartões”. No app, clique no botão azul;
- Vá em “Certificado de Vacinação Covid-19”. Essa opção somente aparece para o cidadão que completou o esquema vacinal;
- No documento, existem dados do cidadão e também um QR Code disponível em português, inglês e espanhol;
- Caso o cidadão queira emitir o certificado em outro idioma, basta clicar na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema muda para outro idioma de forma automática.
O registro da vacina aparece na plataforma Conecte SUS em até dez dias da data da vacinação. Se, após esse prazo, o cidadão verificar que a informação sobre a vacina não foi inserida no sistema, ele pode acessar o suporte da plataforma, por meio do menu “Fale com o Conecte SUS”.